Dados do Trabalho


Título

Influência dos Parâmetros de Produção em Carreadores Lipídicos Nanoestruturados Contendo Óleo de Orégano

Introdução

Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (CLN) são sistemas nanotecnológicos para entrega de medicamentos que apresentam baixa toxicidade e alta biodisponibilidade. A necessidade de encapsular compostos bioativos, como o óleo essencial Oreganum vulgare L (OEO), é terapeuticamente viável uma vez que este possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Dessa forma, controlar os parâmetros de produção são imprescindíveis para garantir a qualidade e reprodutibilidade dos nanossistemas produzidos.

Objetivo (s)

Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi otimizar os parâmetros de produção responsáveis pela formação de CLN contendo OEO.

Material e Métodos

As nanopartículas compostas de OEO 2%, Tween® 80 3%, Span® 60 1%, Precirol® ATO 5 1% e 93% de água ultrapura foram produzidas pela técnica de sonicação (60%, 90 seg). Os parâmetros de produção analisados foram: Influência da ordem de pesagem dos componentes da formulação (i); Pesagem em uma ou duas fases (ii); Tempo, temperatura e agitação do banho de aquecimento na produção (iii); homogeneização dos CLN sob resfriamento em banho de gelo (A), choque térmico a 5°C promovida de forma direta (B) e indiretamente (C),  uso de centrifugação pós sonicação (D), método de explosão sob pressão induzida (E), uso de turrax 15000rpm por 90seg (F), adição de 46,5% de solução tampão PBS pH 7,0 (G) e/ou adição de uma nova fase orgânica com 3% Tween® 80 (H).

Resultados e Conclusão

Como resultado, observou-se que a formação de CLN é influenciada pela ordem de pesagem dos compostos e condições de temperatura, tempo e rotação do banho-maria onde foi encontrado os valores ideais de 60°C, 10min e 1100rpm, respectivamente. A adição de 3% Tween® 80 na fase orgânica apresentou melhores resultados com tamanho de partículas de 102 nm, PdI de 0,16 e potencial Zeta de -26,4 mV. A técnica (H) foi a mais eficaz, reduzindo o diâmetro das partículas em 27,8% e o PdI em 57,9%. A solubilidade e as interações lipofílicas são cruciais para a formação de CLN de menores tamanhos, mais homogêneos e estáveis. Portanto, a complexidade e a importância de considerar múltiplos fatores de produção na formação de CLN de OEO são cruciais no desenvolvimento efetivo de novos sistemas de liberação para aplicação no tratamento de doencas negligenciadas.

Palavras Chave

nanotecnologia; Carreadores lipídicos Nanoestruturados; Óleo de Orégano; Formulação

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Pedro Henricke Oliveira de Souza, Ana Flávia Chaves Uchôa, Luis Fellipe Alves da Silva, Anny Letícia Marinho Ramos, Lucas Medeiros Martins Carvalho, Álisson Emannuel Franco Alves, Allessya Lara Dantas Formiga, Karla Samara Rocha Soares, Francisco Humberto Xavier Júnior