Dados do Trabalho
Título
VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE FLEBOTOMÍNEOS EM ÁREAS DE SURTO DE LEISHMANIOSE VISCERAL NOS MUNICÍPIOS DE ACARAÚ E CRUZ, CEARÁ, 2023
Introdução
A vigilância entomológica fundamenta-se nas características biológicas e ecológicas dos vetores nas diferentes interações com o hospedeiro humano e reservatório animal, considerando os fatores ambientais com a finalidade de aprimorar as ações de controle das doenças com base na redução da densidade vetorial.
Objetivo (s)
Verificar a presença de flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis, vetores da leishmaniose visceral (LV), nas áreas com ocorrência de surto nos municípios de Acaraú e Cruz no estado do Ceará.
Material e Métodos
A investigação entomológica ocorreu no período de 03 a 05 de julho de 2023, na localidade Mucunã, município de Acaraú e nas localidades Aningas e Baixa dos Poços no município de Cruz. Para a coleta dos flebotomíneos foram utilizadas armadilhas luminosas do tipo CDC. A seleção dos pontos priorizou os ambientes com possíveis fatores de riscos associados à presença dos vetores como a existência de cães, abrigos de animais, fontes de umidade e matéria orgânica em decomposição. As armadilhas foram colocadas uma hora após o crepúsculo e retiradas ao amanhecer. A identificação das espécies foi realizada por meio da chave de identificação segundo Young & Duncan com a nomenclatura conforme Galati.
Resultados e Conclusão
O número de espécimes de flebotomíneos coletados foi de 575, destes 429 machos (74,6%) e 146 fêmeas (25,4%). Duas espécies foram identificadas, a maioria representada por Lu. longipalpis (98%), espécie de importância médica e veterinária para a transmissão da LV, seguida por Evandromyia lenti. Nas três localidades investigadas confirmou-se a presença de Lu. longipalpis. No município de Acaraú foram coletados 12 exemplares, sendo 11 Lu. longipalpis e 01 Evandromyia lenti e, em Cruz, a coleta foi de 563 flebotomíneos, onde 552 foram identificados como Lu. longipalpis e 11 Evandromyia lenti. Conforme os resultados obtidos verificou-se a presença abundante da espécie Lutzomyia longipalpis nas localidades investigadas. Ressaltamos o papel fundamental da vigilância entomológica para a confirmação da autoctonia dos casos humanos e tomada de decisão mais assertiva no que se refere às estratégias de controle vetorial.
Palavras Chave
Palavras-chave: Vigilância entomológica; Flebotomíneos; Leishmaniose Visceral
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Paula Cunha Gomes Bouty, Nayara Camila Amorim de Alvarenga Pivisan, Lindemberg Caranha de Sousa, Luiz Osvaldo Rodrigues da Silva, Francisca Jessika Nunes de Moura, Robson da Costa Cavalcante