Dados do Trabalho
Título
Amebas de vida livre como vetores de vírus em primatas humanos e não-humanos dentro da abordagem da Saúde Única (One Health)
Introdução
Os vírus sobrevivem exclusivamente em um hospedeiro, incluindo amebas de vida livre (AVL). As AVL estão presentes em diversos ambientes sendo isoladas de poeira, lentes de contato, água da torneira entre outros. Dentre os representantes desse grupo destacamos os gêneros Acanthamoeba, Naegleria e Vermamoeba. Esses protozoários podem carrear outros microrganismos como os vírus, causando a exacerbação de doenças em humanos e animais, sendo conhecidos como o cavalo de Tróia do mundo microbiano. Os microrganismos fagocitados pelas AVL podem se tornar resistentes, caracterizando-se como objeto de estudo da Saúde Única que é uma abordagem que conecta as saúdes humana, animal e ambiental. Por apresentar uma semelhança evolutiva e genética muito próxima a dos humanos, os macacos foram foco dessa pesquisa.
Objetivo (s)
Realizar uma revisão sistemática sobre o carreamento de vírus por AVL em primatas humanos e não humanos, dentro da abordagem de Saúde Única.
Material e Métodos
Os bancos de dados usados para a pesquisa foram: PubMed, EMBASE, Web of Science, CAPES periódicos e ProQuest. As palavras-chave utilizadas foram um combinado de espécies de AVL e de vírus patogênicos conhecidos e o intervalo de tempo usado foi o período de dez anos (2013 a 2023). A reunião inicial dos artigos foi baseada essencialmente no título e depois na leitura do resumo. Os dados foram extraídos de forma independente, verificados por dois autores e executados com base nas diretrizes dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA).
Resultados e Conclusão
Um total de 8105 artigos foram selecionados dos bancos de dados e após a remoção dos duplicados e inelegíveis foram contabilizados 2752. Após a verificação dos títulos e resumos foram separados 196 artigos, dentre os quais depois da leitura completa chegou-se a um total de 69. Uma tabela foi criada para a extração de dados, onde destacamos: matrizes amostradas (água, solo, esgoto, permafrost), a internalização de vírus patogênicos em Acanthamoeba spp., Naegleria spp. e Vermamoeba vermiformis, entre eles o Coxsackievirus, causador da síndrome pé-mão-boca em humanos; Mimivírus e Adenovírus causadores de pneumonia em primatas humanos e não-humanos; tipo de estudo (in vitro ou in situ) entre outros. As AVL presentes no ambiente carreiam um número substancialmente alto de vírus que podem causar doenças em primatas humanos e não humanos. Mais informações serão providas após a conclusão da análise estatística.
Palavras Chave
Amebas de vida livre; endossimbiontes; One health; Saúde Única; vírus.
Área
Eixo 06 | 5.Protozooses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Denise Leal dos Santos, Luciano Palmeiro Rodrigues, Beni Jequicene Mussengue Chaúque, Gabriela Foppa, Marilise Brittes Rott, José Roberto Goldim