Dados do Trabalho


Título

Relevância preditiva dos monócitos e basófilos na progressão da leishmaniose visceral canina durante o tratamento com miltefosina em cães naturalmente infectados por Leishmania infantum

Introdução

Os monócitos são iniciadores da reposta Th1, enquanto basófilos são iniciadores da resposta Th2 relacionada a resistência e progressão respectivamente tanto da leishmaniose visceral humana quanto canina. A miltefosina tem se apresentado como alternativa no tratamento devido ao seu efeito leishmanicida e imunomodulador em humanos e canídeos. Muitas células sanguíneas têm sido utilizadas como biomarcadores preditivos, mas nenhuma com olhar na ação imunomudaladora da miltefosina nas diferentes fases da doença. 

Objetivo (s)

Objetivou-se identificar biomarcadores hematológicos preditivos em cães com leishmaniose visceral tratados com miltefosina. 

Material e Métodos

Os animais foram divididos em três grupos: cães doentes; cães infectados, cães expostos. Os animais foram submetidos a contagem diferencial de células sanguíneas e ao diagnóstico da LVC, por meio do DPP, ELISA e qPCR. Os grupos foram monitorados a partir do tempo zero (T0) antes do tratamento e nos tempos vinte dias (T20) e trinta dias (T30) dias após o início do tratamento.com miltefosina 2% na dose de 1mL/10kg ao dia por 28 dias.

Resultados e Conclusão

Os basófilos apresentaram um aumento exponencial no grupo infectado e doente com aumento de IgG sugerindo uma resposta Th2. No grupo exposto houve redução dos basófilos com aumento ne monócitos e diminuição de IgG sugerindo uma resposta Th1.Sugerimos os monócitos e basófilos como biomarcadores preditivos da imunomodulação frente ao tratamento da LVC com miltefosina.

Palavras Chave

Leishmanioses; hematologia; Zoonoses; Saúde Única

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Gilsan Aparecida de Oliveira, Bruna Costa Gama, Ana Carolina Medeiros de Almeida, Ana Paula Sampaio Feitosa, Fábio André Brayner dos Santos, Luiz Carlos Alves