Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia de acidentes ofídicos por serpentes na Terra Indígena Yanomami, em Roraima

Introdução

Acidentes ofídicos (AO) causam alta morbi-mortalidade, principalmente em áreas rurais e isoladas da Amazônia, onde destaca-se a Bothrops (jararaca) com ~90% dos casos. Áreas rurais e remotas, como Terras Indígenas, precisam de mais estudos para subsidiam melhor atendimento e tratamento para acidentados.

Objetivo (s)

Determinar o perfil epidemiológico dos AO, por serpentes, na Terra Indígena Yanomami (TIY) , no estado de Roraima, através da quantificação dos AO, determinação da incidência de picadas de cobras, por polo de saúde e por município do Estado de Roraima e quantificação da gravidade do ofidismo na TIY , em Roraima.

Material e Métodos

Avaliamos os casos de AO por serpentes, notificados na TIY pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), no estado de Roraima, no período de 2017 a 2022. Analisamos: localidade do acidente (Comunidade, Região), data, óbito, sexo, idade da vítima, situação atual. Elaboramos mapas e desenvolvimemos a estatística descritiva e comparativa das regiões.

Resultados e Conclusão

A porção da TIY em RR, compreende a porção Oeste, abrangendo parte dos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. De 2017 a 2022, foram registrados 766 AO na  TIY, sendo 514 (67,1%) em Alto Alegre, 146 (19,1%) em Amajarí, 40 (5,2%) em Caracaraí, 45 (5,9%) em Iracema e 21 (2,7%) em Mucajaí. Os acidentes ofídicos na TI Yanomami são mais frequentes e em maiores quantidades, especialmente em mulheres, quando comparados com outras regiões do Brasil; assim como causam maior letalidade nessa população, provavelmente devido a forma de vida dos Yanomami e a dificuldade em atendimento de saúde nessa região. Ressaltando a importância de melhoria na assistência à saúde para essa população indígena.

Palavras Chave

Ofidios; Serpentes Yanomam; Amazônia

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Sewbert Rodrigues Jati, Andréa Cristina Sant'Ana, Fabiano de Sousa Batista, Felipe Augusto Cerni, Manuela Bertô Pucca