Dados do Trabalho
Título
Descrição das causas múltiplas de morte, relacionados a Covid-19, no Amazonas em 2020-2022
Introdução
O cenário epidemiológico causado pela Covid-19 no Amazonas esteve em evidência devido à explosão de casos e consequentemente ao colapso do sistema de saúde da capital que recebe grande parte dos pacientes do interior. A região amazônica apresenta desafios únicos devido à sua infraestrutura limitada de saúde, dificuldade de acesso a comunidades isoladas e escassez de recursos médicos adequados. O sistema responsável pela coleta de informações sobre óbitos é o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A declaração de óbito é a fonte de informação do SIM e é o documento usado para emitir a certidão de óbito. A análise da mortalidade reflete o perfil de saúde da população, norteia o estabelecimento de prioridades e estratégias de prevenção e promoção de saúde.
Objetivo (s)
Temos como objetivo descrever as principais causas de óbito associadas quando a causa básica foi por Covid-19, assim como as principais causas básicas quando a Covid-19 foi certificada como causa associada no Amazonas, de 2020 a 2022. Descrever o perfil demográfico dos óbitos por Covid-19 no Amazonas e mudanças do perfil de causas associadas dos óbitos hospitalares e domiciliares, quando a causa básica foi Covid-19.
Material e Métodos
Foram usados dados secundários disponíveis pelo Ministério da Saúde a mineração de dados foi realizada no R.
Resultados e Conclusão
As principais causas básicas quando a Covid-19 foi mencionada somente como causa associada foram: doenças hipertensivas (21,39%); outras doenças bacterianas (19,67%); diabetes mellitus (16,29%); sintomas e sinais relativos ao aparelho circulatório e respiratório (15,47%); outras formas de doença do coração (14,96%). Quando Covid-19 foi causa básica de óbito, as causas associadas mais frequentes foram: influenza (gripe) e pneumonia (14,43); outras doenças do aparelho respiratório (12,28); doenças hipertensivas (10,60); outras doenças bacterianas (9,48); diabetes mellitus (7,06). Os óbitos com menção de Covid-19 ocorreram mais frequentemente em pessoas com mais de 80 anos, representando 22,13% quando a Covid-19 foi uma causa associada e 20,35% quando foi a causa básica. Quando a Covid-19 foi uma causa associada, 75,89% dos óbitos foram de pessoas pardas, e quando foi a causa básica, esse número é de 71,99%. Quando estratificamos por local de ocorrência não houve diferença entre hospitalares e domiciliares. As causas múltiplas de óbito fornecem uma visão mais completa da saúde da população, pois permitem identificar todas as morbidades que contribuíram para a morte, e não apenas a causa básica.
Palavras Chave
Palavras-chave: Covid-19; Causas Múltiplas de Morte; Mineração de Dados.
Área
Eixo 09 | COVID-19 humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Patrícia Carvalho Silva Balieiro, Caroline Vasconcelos Silva, Antônio Alcirley Silva Balieiro, Antônio José Costa Leal, Rahyja Teixeira Santos, Alexandre Vilhena Silva Neto, Maria Gabriela Almeida Rodrigues, Vanderson Souza Sampaio