Dados do Trabalho


Título

Aspecto epidemiológico da Síndrome da Imunodeficiência Humana em pessoas idosas, Pernambuco, no período de 2021 a 2023

Introdução

O número de pacientes com HIV/AIDS no Brasil diminuiu desde a epidemia do século passado, mas os dados ainda são alarmantes devido à natureza prevenível da doença, e o preconceito e discriminação continuam. Em 2020, até junho, foram registrados 528 novos casos de HIV e 666 de AIDS em idosos no Brasil, com um estranhamento ainda maior em relação a diagnósticos nessa faixa etária. Os idosos são o segmento de população que mais cresce no Brasil, e estudos epidemiológicos sobre a saúde dos idosos são essenciais para apoiar políticas de saúde direcionadas a eles.

Objetivo (s)

Analisar a prevalência da AIDS em pessoas idosas, Pernambuco, no período de 2021 a 2023.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, com dados secundários oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no período de 2021 a 2023, em Pernambuco. Portanto, não se fez necessário passar pela aprovação no Comitê de ética em Pesquisa. As variáveis analisadas foram: sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade,UF de residência, e Categoria de Exposição Hierárquica.

Resultados e Conclusão

De 1878 casos de AIDS notificados, 118 foram registrados em idosos. Nessa população o maior número registrado foi no ano de 2022 (50), seguido de 2021(42) e 2023 (26). O sexo masculino lidera com 78% comparado ao sexo feminino (22%). No quesito raça/cor, a parda representa a maioria dos casos com 68%. Em relação à escolaridade,  os indivíduos com 5ª - 8ª série incompleta representam a maioria dos casos com 20,58%. No entanto, a amostragem foi diferente, os resultados foram de uma amostra com 34 pessoas.  A Categoria de Exposição Hierárquica com maior frequência foram os heterossexuais, com uma porcentagem de 52%. Como estratégia para a educação dos idosos com HIV, foi estudado em outros artigos o uso de um jogo de tabuleiro educativo. Este método ajuda a superar restrições educacionais comuns entre os idosos e pode continuar sendo usado para aproximá-los dos serviços de saúde, especialmente na Atenção Básica.  Os dados apresentados são significativos e requerem uma atenção especial, para a criação de estratégias de prevenção para esse público também, mesmo os números sendo maiores em uma faixa etária mais jovem.   

Palavras Chave

Idosos; Epidemiologia; HIV/AIDS.

Área

Eixo 16 | Infecções relacionadas à assistência à saúde

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Mariana Silva Acácio , Germana Amorim Vila Nova, Jefferson Oliveira Peixoto , Jamine Katiuscia Guilherme Rocha Martins , Danielle Maurício Pádua, Rafaela Silva Acácio , Mileyse Silva Acácio, Lilian Silva Sampaio Barros, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Serafim