Dados do Trabalho
Título
Adsorção de anticorpos inespecíficos com Ascaris suum para minimizar reações cruzadas no diagnóstico imunológico da neuroangiostrongilíase
Introdução
A neuroangiostrongilíase, causada pelo nematódeo Angiostrongylus cantonensis, é uma infecção do sistema nervoso central associada à meningite eosinofílica. A transmissão se dá pelo consumo de hospedeiros intermediários ou paratênicos crus ou mal-cozidos infectados e os sintomas são semelhantes aos de outras meningites. O diagnóstico presuntivo é baseado em sintomas clínicos, presença de eosinofilia e/ou eosinorraquia, histórico de exposição a hospedeiros e residência ou viagem a áreas endêmicas. Enquanto o diagnóstico definitivo é feito pela identificação de larvas ou DNA do parasita no líquido cefalorraquidiano, porém as técnicas utilizadas possuem baixa sensibilidade. Já os métodos imunológicos comumente aplicados são ELISA e Westernblot, os quais podem apresentar reações cruzadas com outras parasitoses, comprometendo a interpretação dos resultados. Neste sentido, processos de adsorção de anticorpos inespecíficos representam uma abordagem até então não explorada para a melhoria da especificidade dos testes imunológicos.
Objetivo (s)
Investigar a eficiência da adsorção de anticorpos inespecíficos, utilizando extratos de verme e ovos de Ascaris suum, para reduzir as reações cruzadas em testes imunológicos utilizados no diagnóstico da neuroangiostrongilíase.
Material e Métodos
O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº 6.630.195/2024 e, para os testes de adsorção foram utilizadas amostras de soros reagentes para neuroangiostrongilíase. O método de extração antigênica de verme seguiu o protocolo de Camargo et al (1992), utilizando uma fêmea de A. suum e a concentração proteica foi medida pela técnica de Bradford. Já os ovos do helminto foram obtidos por dissecação do aparelho reprodutor de duas fêmeas, lavados e concentrados. Os soros foram absorvidos com 22µg de extrato bruto e, paralelamente, 30µg de ovos, por 60 minutos, a 37°C, sob agitação. Após as adsorções, as amostras foram testadas por Dot-ELISA e Westernblot com antígenos de A. cantonensis e A. suum, seguindo protocolo de Melo et al (2022).
Resultados e Conclusão
As adsorções eliminaram os cruzamentos em 71,42% das amostras, sendo que o extrato de fêmea de A. suum foi mais eficiente, reduzindo 64,28% dos cruzamentos, contra 28,57% com os ovos. Entretanto, este último incluiu uma amostra que o antígeno do verme não conseguiu. O estudo confirma a utilização de técnicas de adsorção como uma opção promissora para o diagnóstico da neuroangiostrongilíase, sugerindo aprofundamento dos estudos das padronizações.
Palavras Chave
adsorção; reações cruzadas; imunodiagnóstico; neuroangiostrongilíase
Área
Eixo 19 | Outros
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Amanda de Oliveira Baccin, Dan Jessé Gonçalves da Mota, Elaine Lopes de Oliveira, Felipe Augusto Soares, Jancarlo Ferreira Gomes, Leyva Cecília Vieira de Melo