Dados do Trabalho


Título

Ferramentas lúdicas pelo uso de quiz como recurso de divulgação cientifica

Objetivos(s)

O jogo "Quem é Cientista/Inventor?" foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a disseminação dos avanços tecnológicos e do conhecimento científico junto à sociedade sobre cientistas e inventores brasileiros bem como suas contribuições globais em diversas áreas, incluindo mulheres na ciência.     

Relato do Caso

O jogo foi apresentado pela primeira vez na II Feira de Ciências da Escola Politénica Joaquim Venâncio Fiocruz em 20/10/2022 e no "Domingo com Ciência na Quinta" em 16/07/2023. A divulgação desses cientistas e inventores nacionais e suas contribuições visa despertar vocações para a ciência, especialmente entre meninas e mulheres, que enfrentam o "efeito tesoura", uma redução alarmante da presença feminina à medida que galgam as carreiras científicas. O jogo representa uma oportunidade para os participantes testarem e aprimorarem seu conhecimento sobre 10 destacados cientistas e inventores brasileiros. Cada pergunta foi cuidadosamente elaborada para destacar as realizações e o legado desses cientistas e inventores, proporcionando uma valiosa oportunidade educacional para aprender sobre suas notáveis contribuições à sociedade brasileira. Ao destacar essas conquistas, o QUIZ incentiva uma maior valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional. A dinâmica do jogo, disponível em uma plataforma gratuita acessível pelo celular (KAHOOT), envolve um elemento de competição saudável. Os participantes devem responder a cada pergunta dentro de 30 segundos. Pontuações são atribuídas com base no acerto e rapidez das respostas. Ao final, um pódio é exibido, destacando as três melhores pontuações, reconhecendo os participantes que demonstram maior domínio do conhecimento sobre os cientistas e inventores brasileiros, proporcionando um incentivo adicional para o engajamento e a participação ativa no jogo. 

Conclusão

O jogo “Quem é Cientista/Inventor?” não apenas entretém, mas também oferece uma oportunidade para a aprendizagem e valorização do conhecimento científico e tecnológico produzido no Brasil. Por meio do quiz os participantes exploraram realizações dos cientistas e inventores, uma vez que o jogo oferece uma plataforma para divulgar seus trabalhos e descobertas, visando não apenas reconhecer suas realizações individuais, mas também inspirar aspirantes a cientistas e inventores ao apresentar suas carreiras como modelos inspiradores.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Aline Nefertiti Silva da Gama, Maria de Nazaré Correia Soeiro