Dados do Trabalho
Título
Avaliação de milho (Zea mays) como substrato para criação de imaturos de Mansonia humeralis (Diptera:Culicidae) em laboratório
Introdução
Os mosquitos do gênero Mansonia são robustos de médio a grande porte e ocorrem em regiões tropicais. Foram registradas 25 espécies no mundo, sendo 12 encontradas no Brasil. No Brasil não são vetores reconhecidos de patógenos, mas suas picadas são dolorosas, provocando estresse e levando à morte de pequenos animais.
Objetivo (s)
Considerando que há pouco conhecimento da biologia básica de Mansonia no Brasil e que muitos estudos dependem da colonização em laboratório, o presente trabalho investigou a sobrevivência de Mansonia humeralis em laboratório com o uso de substrato alternativo para respiração larval.
Material e Métodos
Para isso, foram utilizadas plântulas de milho (Zea mays) como substrato alternativo e uma macrófita Pistia stratiotes como substrato natural. As larvas utilizadas foram obtidas de ovos de fêmeas coletadas em campo (Ramal do Sical próximo ao distrito de Nova Mutum em Porto Velho, Rondônia) por atração humana protegida. Os experimentos foram realizados em duplicata, utilizando potes plásticos de 500 ml, contendo água filtrada e 50 larvas que foram alimentadas com uma mistura de 150 mg de levedura (Saccharomyces cerevisiae) e 150 mg de ração de peixe (TetraMin®) triturada. A troca de água foi realizada a cada 3 dias e a alimentação era ofertada a cada 3 dias, o milho foi trocado a cada 10 dias e a macrófita a cada 7 dias.
Resultados e Conclusão
A sobrevivência larval após 7 dias foi de 25% no milho e apenas 2,5% em Pistia e após 14 dias foi de 10,5% e 1,0% no milho e em Pistia, respectivamente. Além disso, não se observou desenvolvimento larval em ambas as plantas durante o intervalo de 14 dias. As larvas utilizam o milho com substrato para respiração. No entanto, a baixa sobrevivência em ambas as plantas pode ter resultado da alimentação utilizada nos experimentos e que será reavaliada nas próximas etapas do projeto.
Palavras Chave
Colonização; Mansoniini; mosquito; substrato alternativo.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Klycia Gomes Sena, Alexandre Almeida Silva