Dados do Trabalho


Título

Prevenção da tuberculose: processo de ampliação da oferta do exame de prova tuberculínica na rede de atenção primária de Manaus-AM

Introdução

A tuberculose (TB)  é a doença infecciosa que mais mata no mundo e a estratégia isolada mais eficaz é prevenir que pessoas já infectadas adoeçam. Nesse contexto, o projeto ExpandTPT busca ampliar o tratamento preventivo da tuberculose (TPT), capacitando multiplicadores para ampliar a oferta do teste da prova tuberculínica em cinco cidades brasileiras, incluindo Manaus-AM. 

Objetivo (s)

Descrever o processo de ampliação da oferta do teste da prova tuberculínica (PT) na rede de atenção primária de Manaus-AM.

Material e Métodos

Foi realizada uma pesquisa operacional para capacitar profissionais de saúde na aplicação e leitura da PT, utilizando um protocolo simplificado. A capacitação foi iniciada em outubro de 2023. Para essa estratégia, foi realizado um levantamento das unidades de atenção primária que tratavam e acompanhavam, pelo menos, um caso de TB mensalmente. O cronograma foi estruturado em três momentos: o primeiro consistiu em um treinamento teórico/prático sobre a aplicação e leitura da PT com a utilização de manequins; o segundo envolveu um treinamento prático na unidade de saúde avaliando e aplicando o PPD em pessoas com maior risco adoecimento por TB; e o terceiro momento foi leitura dos resultados da PT. Os resultados operacionais foram analisados com dados secundários do Sistema Nacional de Gestão de Assistência Farmacêutica (Hórus), do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e dos relatórios das atividades do programa.  

Resultados e Conclusão

Entre outubro de 2023 a abril de 2024 foram capacitados 82 profissionais da Enfermagem para multiplicarem e realizarem o teste da prova tuberculínica em serviço. Com isso, a rede de atenção primária passou de 19 para 31 (aumento de 62,3%) as unidades com oferta do teste. Além disso, houve um aumento da dispensação do insumo, de abril de 2022 a março de 2023 foram liberados 50,1 frascos/mensal, passando para 115,8 frascos/mensal após a implementação do projeto (abril de 2023 a março de 2024), e acréscimo de 102,3% dos exames realizados pela atenção primária, passando de 511 exames em outubro de 2023 para 1.034 em abril de 2024. Observou-se no Sistema IL-TB um incremento de 18,8% na proporção de tratamentos iniciados de abril de 2023 a março de 2024 (ano de execução do projeto) em relação ao mesmo período anterior. A adoção do protocolo simplificado tem contribuído para o fortalecimento do diagnóstico da infecção latente por tuberculose demonstrando ser uma estratégia viável para municípios de alta incidência da doença.  

Palavras Chave

Tuberculose infecção; contatos intradomiciliares; Tuberculose Latente; Prevenção

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Dinah Carvalho Cordeiro, Daniel Souza Sacramento, Tyane de Almeida Pinto Jardim, Bruno Araujo Jardim, Lara Bezerra de Oliveira de Assis, Jair dos Santos Pinheiro, Priscilla Wolter Paolino, Alexandre Tadashi Inomata Bruce, Tamiris Moraes Siqueira, Vânia Maria Silva Araújo, Anete Trajman