Dados do Trabalho


Título

Avaliação molecular para Leishmania infantum em bovinos de abate

Introdução

A leishmaniose, uma doença tropical negligenciada, tem suscitado preocupações crescentes devido à sua complexa dinâmica de transmissão e implicações para a Saúde Única. A propagação da doença ocorre por meio de flebotomíneos, em especial da espécie Lutzomyia longipalpis. A leishmaniose tem representado um desafio para a saúde pública, tendo os cães como principais reservatórios. Porém, animais de produção como os bovinos também podem ser fontes de alimento para o vetor, contribuindo com a manutenção desta enfermidade no ambiente. Apesar disso, são poucos os estudos relacionados a esta zoonose em animais de produção. Tendo em vista o caráter zoonótico e as limitações quanto ao controle dessa doença infecciosa, a leishmaniose é uma enfermidade parasitária de grande relevância para a saúde pública e carece de investigações.

Objetivo (s)

Realizar avaliação molecular para Leishmania infantum em amostras de sangue de bovinos abatidos em frigoríficos, procedentes de região endêmica para leishmaniose visceral humana e canina.

Material e Métodos

O projeto de pesquisa foi aprovado no Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Nº 0543/2023. Foram analisadas 100 amostras de sangue de bovinos oriundos de onze municípios do Estado de São Paulo: Avaí, Bauru, Colômbia, Itaí, Lençois Paulista, Presidente Alves, Riversul, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo, São José do Barreiro e Vargem. Foram realizados testes moleculares por meio da Reação de Cadeia da Polimerase (PCR) convencional para L. infantum, utilizando-se os primers LCH14/LCH15.

Resultados e Conclusão

Nesse universo amostral, não foi possível detectar o material genético de L. infantum em amostras de sangue bovino. Considerado o risco para saúde pública e tendo em vista que herbívoros também podem ser fonte de alimento para os flebotomíneos, são necessárias ações de vigilância epidemiológica para que sejam realizadas estratégias de prevenção e controle. Ressalta-se a importância da pesquisa contínua do agente causador da leishmaniose visceral com técnicas diagnósticas sensíveis.

Palavras Chave

diagnóstico molecular; Leishmaniose Visceral; Zoonoses; Saúde Única

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

2.Concorrer na categoria - Mestrado

Autores

Suellen Gonçalves Lima, Isabella Neves Aires, Felipe Fornazari, Helio Langoni, Simone Baldini Lucheis