Dados do Trabalho
Título
Antropologia Médica e doenças negligenciadas: conceitos e metodologias de análise.
Introdução
Este trabalho destaca a interação da Antropologia Médica com as doenças negligenciadas, realçando como a compreensão das dimensões culturais e sociais, contribui para estratégias de saúde pública mais eficazes e inclusivas. Ao focar em áreas muitas vezes ignoradas, podemos desvendar os complexos tecidos de causalidade que perpetuam essas condições de saúde e trabalhar em direção a soluções que tendem a ser transformadoras. Nesse contexto o conceito de "illness” é crucial, por ser interdisciplinar, enfatiza a relevância de compreender as experiências individuais e coletivas de saúde e doença, reconhecendo a doença como um fenômeno clínico e também como uma experiência vivida, inserida em contextos culturais e pessoais.
Objetivo (s)
Este estudo visa explorar a contribuição da Antropologia Médica no entendimento e tratamento de doenças negligenciadas, entre outras, destacando o impacto de fatores culturais, sociais e políticos. Os objetivos específicos incluem: Analisar determinantes sociais da saúde que influenciam a prevalência e tratamento de doenças negligenciadas, como pobreza e acesso a recursos. Examinar práticas de etnomedicina em comunidades afetadas para integrar soluções de saúde tradicionais aos sistemas convencionais. Investigar a percepção de “illness” para entender como experiências pessoais e culturais afetam o tratamento. Propor intervenções de saúde pública que respeitem as particularidades culturais das populações, melhorando acesso e eficácia do tratamento, buscando abordagens holísticas e inclusivas.
Material e Métodos
A Antropologia Medica, geralmente, utiliza métodos mistos: a pesquisa qualitativa e a quantitativa como dados complementares. Enfatizando: Analisar determinantes sociais da saúde que influenciam a prevalência e tratamento de doenças negligenciadas, como pobreza e acesso a recursos. • Examinar práticas de etnomedicina em comunidades afetadas para integrar soluções de saúde tradicionais aos sistemas convencionais. • Investigar a percepção de “illness” para entender como experiências pessoais e culturais afetam o tratamento. • Propor intervenções de saúde pública que respeitem as particularidades culturais das populações, melhorando acesso e eficácia do tratamento.
Resultados e Conclusão
A Antropologia Medica visa ampliar o conhecimento acadêmico sobre as doenças negligenciadas, mas também fornecer insights práticos que possam ser utilizados por formuladores de políticas e profissionais da saúde para criar estratégias mais efetivas e sensíveis ao contexto cultural das populações afetadas.
Palavras Chave
Antropologia Medica; Diversidade Cultural; Doenças Negligenciaveis
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Maria Lourdes Beldi de Alcantara