Dados do Trabalho
Título
Desenvolvimento, caracterização e funcionalização de carreadores lipídicos nanoestruturados contendo curcumina com potencial aplicação terapêutica
Introdução
A curcumina, principal ativo presente na Cúrcuma longa, vêm chamando a atenção devido as suas notáveis atividades terapêuticas, principalmente na redução da inflamação, decorrente da resposta imunológica no contexto de doenças negligenciadas. No entanto, está molécula apresenta baixa biodisponibilidade devido a sua hidrofobicidade, tornando a sua aplicabilidade dificultosa. Com isso, carreadores lipídicos nanoestruturados (CLNs) surgem como alternativa promissora no encapsulamento dessa molécula, a fim de melhorar suas características físico-químicas.
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento, caracterização e funcionalização de formulações biodegradáveis contendo curcumina e óleo essencial de orégano (Origanum vulgare) para avaliação do efeito sinérgico entre os componentes bioativos em futuras aplicações no tratamento de doenças negligenciadas.
Material e Métodos
CLNs foram produzidos pelo método de emulsão a quente seguido de sonicação (150 s a 60%), com posterior centrifugação para remoção do fármaco não encapsulado. A formulação otimizada (C1) composta por: Precirol® ATO 5 (1%), Span® 60 (1%), Tween® 80 (3%) e óleo essencial de orégano contendo curcumina (2%) foi funcionalizada com Colesterol (1,5%, C1-Col), Lipoid PE 16:0/16:0 (0,25%, C1-Lip) e Quitosana (0,25%, C1-Quit). Os CLNs produzidos foram dosados por espectrofotometria UV-Vis e caracterizados quanto ao tamanho de partícula, índice de polidispersão (PdI) e potencial Zeta (PZ) usando o ZetaSizer Lab (Malvern) e análise de Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR).
Resultados e Conclusão
C1 apresentou tamanho de 127,1±4,0 nm, PdI de 0,30±0,04 e PZ de -24±0,6 mV. C1-Lip e C1-Col apresentaram diminuição do PDI 0.28± 0,04 e 0,27 ± 0,00, respectivamente, com notável aumento do potencial Zeta, no caso da C1-Col (-30,15 ± 1,22). A C1-Quit sofreu sedimentação após produção, demonstrando instabilidade. C1, C1-Col, C1-Lip e C1-Quit apresentaram doseamento de curcumina de: 437,8 µg/mL, 325,9 µg/mL, 434,1 µg/mL e 96,5 µg/mL, respectivamente. As análises de FTIR demonstraram interação entre os componentes da formulação através de picos característicos na região de 1500-1000 cm-1. Os resultados apresentados evidenciam alternativas promissoras na melhora da biodisponibilidade e aplicabilidade da curcumina a partir de nanossistemas estáveis para potenciais aplicabilidades farmacológicas.
Palavras Chave
produtos naturais; Açafrão da terra; Nanobiotecnologia; Doenças negligenciadas.
Área
Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Anny Letícia Marinho Ramos Cardoso, Lindomara Cristina Félix da Silva, Alisson Emannuel Franco Alves, Ana Flávia Chaves Uchôa, Anne Beatriz Cunha Barros, Graziela Maria de Araújo Pereira, Luís Fellipe Alves da Silva, Paulo Sérgio da Silva Pereira, Pedro Henricke Oliveira de Souza, Karla Samara Rocha Soares, Francisco Humberto Xavier Júnior