Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO IN VITRO E IN SILICO DE DERIVADOS DA PIRIDINA SOBRE LARVAS DO NEMATÓDEO Toxocara canis

Introdução

A toxocaríase humana é uma zoonose parasitária negligenciada de distribuição global, que tem como principal agente etiológico o nematódeo Toxocara canis. O tratamento é baseado na administração de anti-helmínticos benzimidazólicos que são eficazes para o tratamento das helmintíases intestinais, porém sua eficácia é considerada baixa a moderada (45-70%) nessa parasitose tecidual. Dentre os compostos químicos que vêm sendo estudados para o desenvolvimento de novos fármacos, está o grupo das piridinas que apresenta potencial in vitro sobre o protozoário Leishmania sp., e compõe fármacos utilizados no tratamento de doenças virais e bacterianas. Sendo assim, um grupo químico importante para pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos.

Objetivo (s)

Avaliar in vitro os efeitos de dois derivados da piridina, PMARC 1 [IUPAC: (E)-2-methoxy-6-((2-(pyridin-2-yl)hydrazono)methyl)phenol] e PMARC 2 [IUPAC: (E)-5-methoxy-2-((2-(pyridin-2-yl)hydrazono)methyl)phenol], sobre larvas de T. canis e estimar in silico a sua biodisponibilidade. 

Material e Métodos

A avaliação in vitro dos compostos foi realizada em placas de microcultivo na concentração de 0,05 a 1 mg/mL em dimetil sulfóxido 2,5%, a 37C, CO2 de 5%, por 48h, sendo adicionado o indicador de viabilidade celular azul de Tripan. A seguir, o material foi avaliado em microscópio óptico (objetiva de 10x). Os compostos foram submetidos a análise in silico, utilizando o modelo computacional SwissADME e avaliados seguindo a "regra dos cinco" de Lipinski. No teste in vitro os compostos PMARC 1 (1 mg/mL) e PMARC 2 (0,5 mg/mL) apresentaram atividade sobre 100% das larvas de T. canis. O composto PMARC 2 foi então selecionado por apresentar a menor concentração larvicida e submetido ao modelo computacional supracitado. 

Resultados e Conclusão

Esse apresentou parâmetros farmacocinéticos adequados, que indicam uma alta absorção gastrointestinal, estimativas de solubilidade adequadas em meio aquoso e permeabilidade da barreira hematoencefálica positiva.Os resultados obtidos com essas análises evidenciam o potencial do composto PMARC 2 sobre larvas do nematódeo Toxocara canis e que o composto apresenta biodisponibilidade dentro dos parâmetros adequados no estudo in silico. 

Palavras Chave

Compostos sintéticos; Piridinas; anti-helmíntico.

Área

Eixo 07 | 6.Helmintíases humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Andrezza Medeiros Faria, Carolina Netto de Oliveira Cunha, Débora Carvalho Rodrigues, Mariana Silveira Mello Silva, Muna Galib Ahmad YUSSEF, Lourdes Helena Rodrigues Martins, Victória Pires Panassolo, Luciana Farias da Costa Ávila, Daniela Fernandes Ramos, Marcus Vinícius Nora De Souza, Carlos James Scaini