Dados do Trabalho
Título
ATIVIDADE ANTI-Leishmania in vitro DO NITROXINIL LIVRE E EM COMPLEXO COM ACETATO DE COBRE (II) SOBRE Leishmania (Leishmania) amazonensis e toxicidade hemolítica
Introdução
A Leishmania (Leishmania) amazonensis é conhecida como uma das espécies causadoras da leishmaniose tegumentar (LT) nas Américas. Os tratamentos existentes para LT apresentam limitações e causam efeitos colaterais graves. O reposicionamento de fármacos têm sido uma promissora alternativa, uma vez que seus perfis de segurança e efeitos colaterais são bem documentados. O Nitroxinil (NTX), antiparasitário veterinário de uso em ovinos e bovinos, é bem tolerado por esses animais em doses terapêuticas, porém, há relatos de resistência antiparasitária, reforçando que o seu reposicionamento contra outros patógenos pode ser vantajosa. O cobre é um micronutriente essencial para os seres vivos, conhecido por suas atividades biológica. Complexos de cobre tem sido explorados devido as propriedades farmacológicas.
Objetivo (s)
Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do NTX livre e complexado com acetato de cobre contra formas promastigotas de L. amazonensis, bem como avaliar a toxicidade em hemácias.
Material e Métodos
Parasitas foram incubados a 26°C durante 72 horas em soluções com concentrações decrescentes do NTX em forma livre e em combinação com acetato de cobre; posteriormente foi adicionado o reagente MTT por três horas, a 37°C; os cristais de formazan foram solubilizados em DMSO, e a viabilidade dos parasitas foi medida pela absorbância a 490 nm. Para avaliar a citotoxicidade, preparou-se uma solução de 6% de hemácias e adicionou-se o NTX livre e complexado, em concentrações decrescentes; foi incubado a 37°C, por duas horas; após centrifugação o sobrenadante foi analisado em comprimento de onda de 595 nm.
Resultados e Conclusão
O NTX apresentou dose letal média (DL50) de 1601,49 ± 303,77 µM. Quando complexado com acetato de cobre, a DL50 foi 110,87 ± 40,95 µM. Isoladamente, o acetato de cobre apresentou DL50 de 54,35 ± 2,65 µM. Nenhum dos compostos apresentou atividade hemolítica na faixa de concentração testada. Tanto os compostos isolados quanto em combinação, exercem atividade leishmanicida, sem toxicidade em hemácias. Ainda, estudos adicionais acerca da citotoxicidade desses compostos em macrófagos e outras células, bem como a avaliação de suas atividades contra as formas amastigotas dos parasitas serão necessários. Tais estudos serão de suma importância para se avaliar, posteriormente, o uso dessas substâncias em formulações farmacêuticas contra LT.
Palavras Chave
Nitroxinil; Leishmaniose Tegumentar; Cobre; Leishmanicida.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Matheus Simplicio Sena, Kamily Fagundes Pussi, Marcelo Beltrão Molento, Carla Juliana Ribeiro Dolenga, Monize Martins da Silva, Eduardo José Arruda, Herintha Coeto Neitzke-Abreu