Dados do Trabalho
Título
Perfil de resistência antimicrobiana de Enterobacterias isoladas de animais silvestres, água e solo de fragmentos florestais na região metropolitana de Manaus sob olhar da Saúde Única
Introdução
A resistência antimicrobiana (RAM) é uma questão complexa e uma séria ameaça à saúde ecossistêmica. Para lidar de forma mais eficaz com estas ameaças à saúde, o plano de ação conjunto de Saúde Única da aliança quadripartite, destaca a importância de compreender a RAM, especialmente considerando as atividades antropogênicas, a fragmentação florestal e a convivência próxima com animais silvestres.
Objetivo (s)
Identificar o perfil de resistência antimicrobiana em animais silvestres como potenciais portadores e disseminadores de RAM.
Material e Métodos
Quatro animais do Centro de Triagem de Animais Silvestres, foram selecionados, e amostras retais, de água e solo (local de origem do animal) foram coletadas. As amostras foram isoladas em diversos meio de cultura. A identificação bacteriana ocorreu com base na morfologia das colônias, coloração de gram e testes bioquímicos. O teste de susceptibilidade antimicrobiana foi conduzido com vários antibióticos: Amicacina (30 µg), Meropenem (10 µg), Azitromicina (15 µg), Gentamicina (10 µg), Ciprofloxacina (5 µg), Cefepime (30 µg), Ceftazidima (30 µg), Cefoxitina (30 µg) e Amoxicilina + Ácido clavulânico ( 20/10 µg) e avaliado por meio do método de disco-difusão. Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais/FIOCRUZ - Protocolo: 4/23-5.
Resultados e Conclusão
Foram coletadas 20 amostras dos animais incluindo, 1 Macaco-prego, 1 Preguiça-real, 1 Preguiça-de-três-dedos e 1 Preguiça-de-bentinho, com uma distribuição de 4 amostras retais, 8 de solo e 8 de água. Das amostras coletadas, foram obtidos 91 isolados de cepas gram-negativas, das quais 49 (54%) foram provenientes do solo, 22 (24%) da água e 22% (20) amostras fecais. Os isolados foram identificados como Citrobacter freudii (37%), E. coli (16%), C. koseri (12%), S. liquefaciens (11%), K. pneumoniae (4%), C. violaceum (2%), E. cloacae (2%), S. marcescens (2%), E. tarda (1%), E. fergusonii (1%), K. oxítona (1%), Salmonella spp. (1%), Y. enterocolitica (1%) e Yersinia spp. (1%). A resistência predominante foi observada contra Amoxicilina com Ácido Clavulânico enquanto os isolados se mostraram suscetíveis à Amicacina, Meropenem e Azitromicina apresentando os menores níveis de resistência para a classe dos Aminoglicosídeos. Em virtude do perfil de resistência, encontrado hoje no mundo e do potencial zoonótico, essas bactérias provenientes de animais silvestres representam uma ameaça á saúde humana e animal. A abordagem de Saúde única, que integra diversos setores, é crucial para combater efetivamente a RAM.
Palavras Chave
One health; Resistência antimicrobiana; animais silvestres; Amazônia; solo; Contaminação microbiológica da água
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
Francielle Sousa Belem, Ivanildes dos Santos Bastos, Lucas Souza Andrade, Caroline Sousa Martins de Almeida, Ana Carolina Moura Xavier, Laynara Silva dos Santos, Natalia Aparecida de Souza Lima, Laerzio Chiesorin Neto, Patricia Puccinelli Orlandi, Alessandra Ferreira Dales Nava