Dados do Trabalho


Título

Monitoramento da carga parasitária de Leishmania infantum em cães na fase de exposto, infectado e doente tratados com Miltefosina por meio da qPCR

Introdução

A reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) é a ferramenta molecular mais indicada, independente da fase clínica ou do material utilizado para o diagnóstico da leishmaniose visceral. A miltefosina tem ação leishmanicida descrita em humanos e cães doentes. 

Objetivo (s)

Objetivou monitorar a carga parasitária em cães nas diferentes fases clínicas, submetidos ao tratamento com miltefosina.

Material e Métodos

Os animais foram divididos e monitorados em três grupos: cães doentes; cães infectados, cães expostos a partir do tempo zero (T0) antes do tratamento e nos tempos vinte dias (T20) e trinta dias (T30) após o início do tratamento com miltefosina 2% na dose de 1mL/10kg ao dia por 28 dias.Para a quantificação foi utilizado o sistema LINF 1B com utilização de SYBR Green. A curva padrão de DNA genômico de L.infantum de 1 ng a 1 fg com fator de diluição 10 e o controle negativo (sem DNA). O volume final utilizado foi de 50 μL, sendo 25 de SYBR Green Master Mix. 

Resultados e Conclusão

A carga parasitária foi reduzida em 100% dos grupos infectados e doentes.No grupo infectado não foi detectado DNA de L. infantum em 40% (2/5) das amostras ao trigésimo dia. Apenas 20% (1/5) deste grupo teve aumento da carga parasitária entre T20 e T30.  Não foi detectada a presença de DNA do parasito no grupo exposto. A miltefosina reduz a carga parasitária e teve maior ação em infectados do que doentes, além de manter negativo os animais expostos. A qPCR em amostras sanguíneas é uma boa ferramenta de monitoramento.    

Palavras Chave

Leishmanioses; biologia molecular; tratamento; Protozoários

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Gilsan Aparecida de Oliveira, Bruna Costa Gama, Ana Carolina Medeiros de Almeida , Ana Paula Sampaio Feitosa , Fábio André Brayner dos Santos , Luiz Carlos Alves