Dados do Trabalho
Título
TRANSMISSÃO AUTÓCTONE DE LEISHMANIOSE VISCERAL EM ÁREA URBANA, UMA ABORDAGEM DE SAÚDE ÚNICA - BARRA DO GARÇAS MT
Objetivos(s)
Reportar transmissão autóctone de caso de Leishmaniose Visceral em área urbana central, Barra do Garças-MT, por confirmação de Lutzomyia cruzi e cão reagente para Leishmania chagasi sob a ótica da Saúde Única.
Relato do Caso
Em janeiro 2024 foi reportado rumores, via Whatzapp, de caso de leishmaniose visceral-LV em idosa de 75 anos que evoluiu para óbito, moradora de Barra do Garças-MT, sem relato de deslocamento. Em março do corrente ano, pela rotina de retroalimentação SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), confirmou-se via declaração de óbito a causa da morte por LV. O fato desencadeou ações pela secretaria municipal de saúde: inquérito sorológico canino censitário com triagem por teste rápido (TR) DPP (Dual Path Platform), posteriormente confirmação por Elisa no Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso - LACEM/SESMT e levantamento entomológico pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso-SESMT, para detecção de flebotomíneos com instalação em 10 imóveis de armadilhas luminosas CDC (Center on Disease Control), sendo selecionados imóveis que apresentaram histórico de casos humanos e/ou caninos de LV, dentre essas a residência da idosa citada. De 51 cães (09 quarteirões), 05 foram reagentes para DPP e desses 03 cães confirmaram LV canina. Cinco imóveis foram positivos para a presença de flebotomíneos das seguintes espécies (n=27): Lutzomyia cruzi (n=23; 85,19%), Lu. dispar (n=2; 7,41%), Lu. lenti (n=1; 3,70%) e Lu. christensen (n=1; 3,70%). Destacamos que Lutzomyia cruzi foi encontrado nos 05 imóveis positivos para flebotomíneos.
Conclusão
Faz se necessário uma abordagem de “Saúde Única” no processo de trabalho desenvolvido pela Saúde, juntamente com os setores do meio ambiente, urbanismo, educação entre outros e principalmente a conscientização da comunidade sobre o assunto. Essa ótica é essencial para antecipar, prevenir, detectar e controlar doenças, em especial a leishmaniose visceral, que envolve a saúde ambiental, saúde animal e afeta a saúde humana.
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Sinara Cristina Moraes, Aleteia Ferreira Lima, Mirian Francisca Martins