Dados do Trabalho
Título
ISOLAMENTO DE ACINETOBACTER BAUMANNI EM MACACOS-BARRIGUDOS (LAGOTHRIX LAGOTRICHA)
Introdução
Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) têm se tornado um problema de sanidade pública no mundo. Entre os agentes bacterianos comumente associados a essas afecções, o gênero Acinetobacter evidencia-se pelo potencial multidroga resistente que as cepas podem albergar, bem como pelos fatores de virulência que favorecem a colonização de pacientes e dispositivos hospitalares. Vinculado a esse cenário, tem-se o crescente registro de bactérias multirresistentes em animais silvestres. Ameaçado de extinção pela caça ilegal, o macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha) tem experimentado os impactos ambientais decorrentes de ações humanas, com uma diminuição expressiva do seu território. Tal fato tem favorecido o contato desses primatas com humanos, contribuindo, consequentemente, para a transmissão de microrganismos entre espécies.
Objetivo (s)
Considerando o potencial zoonótico da microbiota desses animais, este trabalho objetivou avaliar a presença de Acinetobacter baumannii em macacos-barrigudos, e o perfil de suscetibilidade das cepas isoladas.
Material e Métodos
Mediante aprovação do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO nº 76096), coletou-se espécimes retais de cinco primatas, pertencentes ao Bioparque Zoobotânico, na cidade de Teresina – PI. Para o isolamento das linhagens de Acinetobacter, empregou-se ágar EMB (Eosina Azul de Metileno) e ágar MacConkey. A identificação presuntiva das cepas foi realizada por meio de procedimentos microbiológicos padrão, com posterior confirmação da espécie por espectrometria de massa (MALDI-TOF). A avaliação do perfil de suscetibilidade dos microrganismos foi realizada por meio do método de disco-difusão.
Resultados e Conclusão
Foram identificadas três cepas de Acinetobacter baumannii. Todos os isolados apresentaram resistência a cefepime, e dois deles também se mostraram resistentes à cefotaxima e ceftriaxona. Considerando a importância desse microrganismo para a saúde mundial, o monitoramento dessa bactéria na microbiota animal torna-se necessário. Até o presente momento, para o nosso conhecimento, este trabalho constitui a primeira evidência de macacos-barrigudos como portadores de Acinetobacter baumannii.
Palavras Chave
One health; animais selvagens; zoonoses.
Área
Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Erika Maria Gadelha Santos, Alyne Pereira Lopes, Ana Carolina Gomes Azevedo Marques, Márcio Leonardo Morais Nobre, Maria Cícera Silva Carvalho, Leidiane Sousa Santos, Humberto Medeiros Barreto, Júlia Marques Soares Gaggiato, Lilian Silva Catenacci, Maria José Santos Soares