Dados do Trabalho


Título

PSEUDOMONAS SPP. ISOLADAS DE MACACOS-BARRIGUDOS (LAGOTHRIX LAGOTRICHA) SOB A ÓPTICA DA SAÚDE ÚNICA

Introdução

A abordagem One health tem como objetivo mitigar problemáticas multifatoriais que abrangem diferentes setores da saúde. A resistência aos antimicrobianos, a exemplo, emerge como um desses focos. Entre as bactérias de interesse para a saúde única, o gênero Pseudomonas destaca-se pelos diversos mecanismos de resistência e/ou virulência que pode carrear. Componente da microbiota de humanos e outros animais, esses bacilos Gram-negativos caracterizam-se pelo oportunismo, sendo um dos principais agentes de infecções nosocomiais. Atrelado a esse cenário, tem-se o crescente registro de Pseudomonas spp. multirresistentes em animais silvestres. Entre os primatas neotropicais, o macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha), endêmico no norte do Brasil, evidencia-se. Nos últimos anos, esse animal perdeu parte do seu habitat por conta de ações antrópicas, o que aumentou consideravelmente o contato desses primatas com humanos, favorecendo a transmissão de patógenos entre espécies.

Objetivo (s)

Tendo em vista que pouco se conhece sobre o potencial zoonótico da microbiota de primatas não humanos, bem como a presença de bactérias resistentes de interesse da saúde pública, este trabalho objetivou isolar espécies de Pseudomonas de macacos-barrigudos e avaliar o perfil de suscetibilidade das cepas identificadas.

Material e Métodos

Com aprovação do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO nº 76096), coletou-se swabs retais de cinco animais, pertencentes ao Bioparque Zoobotânico, na cidade de Teresina – PI. Para o isolamento das linhagens de Pseudomonas, utilizou-se ágar EMB (Eosina Azul de Metileno). As cepas foram identificadas, presuntivamente, por meio de procedimentos microbiológicos padrão, incluindo o perfil em ágar leite, com posterior confirmação por espectrometria de massa (MALDI-TOF). A avaliação do perfil de suscetibilidade dos microrganismos foi realizada a partir de disco-difusão.

Resultados e Conclusão

Foram identificadas três cepas de P. aeruginosa resistentes a beta-lactâmicos, onde uma delas se mostrou resistente a aztreonam, cefepime, ceftazidima, meropenem, imipenem e ticarciclina + clavulanato. Também foram identificadas duas cepas de P. monteilii multirresistentes (aminoglicosídeos, beta-lactâmicos e fluoroquinolonas). O potencial nosocomial de P. aeruginosa é bem estabelecido, e P.monteilii tem emergido em graves infecções humanas. Este trabalho representa a primeira evidência de macacos-barrigudos como hospedeiros de cepas multirresistentes de Pseudomonas spp., o que demanda vigilância contínua.

Palavras Chave

animais selvagens; multidroga resistente; zoonose.

Área

Eixo 14 | Zoonoses e Saúde Única

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Erika Maria Gadelha Santos, Ana Carolina Gomes Azevedo Marques, Alyne Pereira Lopes, Márcio Leonardo Morais Nobre, Leidiane Sousa Santos, Maria Cícera Silva Carvalho, Maria Gabryella Costa Falcão Martins, Bianca Carvalho Sousa, Lilian Silva Catenacci, Maria José Santos Soares