Dados do Trabalho


Título

Uso de abordagem interativa por meio de arte e tecnologia para divulgação e conscientização sobre a doença de Chagas

Objetivos(s)

Desenvolver uma representação interativa da doença de Chagas visando promover a conscientização sobre a enfermidade e seus impactos na saúde pública, estabelecendo uma conexão visual e sensorial com o público para ampliar a compreensão e a importância do combate à DC

Relato do Caso

A doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, afetando mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo. A infecção apresenta duas fases distintas: aguda e crônica. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar sintomas inespecíficos. Após essa fase, a maioria dos pacientes permanece assintomático, na forma indeterminada da fase crônica. No entanto, entre 30% - 40% evoluem para a fase crônica sintomática, com manifestações graves, incluindo síndromes digestivas, cardíacas, neurológicas ou mista (cardíaca e digestiva). Cerca de 1/3 dos pacientes crônicos desenvolvem alterações cardíacas ao longo da vida. Mesmo tendo sido descoberta há mais de 115 anos, a terapia da DC permanece baseada em dois fármacos nitroderivados: nifurtimox (Nf) e benznidazol (Bz), introduzidos há mais de 50 anos na clínica médica. Ambos os medicamentos têm limitações significativas, como baixa eficácia na fase crônica tardia, alta toxicidade e resistência natural de cepas do parasita. Desta forma,  a exposição "Sob a luz do ritmo da vida" foi realizada durante o durante o o III Simpósio de Divulgação Científica e Educação- realizada pelo Potencial Biótico.  Para tal foi utilizado uma peça impressa em 3D representando um coração saudável e um painel em MDF preenchido com fita de LEDs RGB endereçáveis, formando um coração com alterações cardíacas correspondente a fase crônica sintomática da DC. Os LEDs apagavam e acendiam de forma compassada ao som de batimentos cardíacos condizentes a uma pessoa saudável e de forma arrítmica conforme a ausculta de uma pessoa com arritmia cardíaca. 

Conclusão

A representação interativa permitiu aos visitantes entenderem visualmente as diferenças entre um coração saudável e um coração chagásico, enquanto a interação com as luzes e os sons dos batimentos cardíacos proporcionou uma experiência sensorial imersiva. A diminuição gradual das luzes e do som do batimento cardíaco simbolizou os efeitos devastadores da doença de Chagas quando não tratada.

Área

Eixo 19 | Outros

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Aline Nefertiti Silva da Gama, Leonardo Avellar da Silva Souza, Maria de Nazaré Correia Soeiro