Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DE EPISÓDIOS DE RECORRÊNCIA DE MALÁRIA VIVAX E IDENTIFICAÇÃO DE BIOMARCADORES PREDITIVOS DE RECAÍDA DA DOENÇA

Introdução

O Plasmodium vivax é a espécie causadora de malária humana mais prevalente fora da África e sua biologia é um desafio para a erradicação da doença. Entre as características desta espécie, inclui-se a capacidade de causar recorrências, ou seja, o reaparecimento dos sinais clínicos e parasitemia periférica de semanas a meses após o diagnóstico e tratamento da infecção inicial. As recorrências possuem diversas causas, dentre as quais se destaca a reativação de formas hepáticas latentes do parasito (hipnozoítos), denominada recaída.

Objetivo (s)

Identificar um conjunto de biomarcadores preditivos de recaídas de malária vivax. Caracterizar episódios de recorrência.

Material e Métodos

Estão sendo coletadas amostras de sangue periférico de pacientes com malária vivax admitidos na Fundação de Medicina Tropical (Manaus-AM) que apresentaram, ou não, recorrências (CAAE 32080620.2.0000.0005). Estamos avaliando o perfil proteômico e metabolômico do plasma desses pacientes, bem como os dados clínicos e parasitológicos (Parasitemia, carga parasitária e biomassa do parasita). O perfil de miRNA, citocinas, quimiocinas e lipídeos também será verificado. Importante, paralelamente estamos realizando análises de microssatélites e a genotipagem de CYP2D6, bem como dosagem de cloroquina como critério de identificação de recaídas. 

Resultados e Conclusão

Até o momento foram recrutados mais de 275 pacientes, sendo a frequência de recorrências de 21,4% que ocorreram entre 31-90 dias. Análises dos dados de espectrometria de massas por MALDI-TOF revelaram um perfil proteômico distinto do plasma de pacientes com e sem recorrência no dia do primeiro episódio de malária vivax. Além disso, análises de LC-MS identificaram metabólitos distintos no plasma entre esses grupos com alterações no metabolismo de lipídeos de membrana, especialmente níveis reduzidos de LysoPC 16:0 na admissão em comparação ao dia da recorrência nos mesmos pacientes. Os resultados obtidos nesse estudo serão úteis para identificar uma assinatura de biomarcadores capazes de detectar indivíduos com elevado risco de apresentarem episódios de recaída, a qual pode ser utilizada na vigilância epidemiológica e como ferramenta norteadora de intervenção. Esse projeto está sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processos 2021/04632-8 e 2017/18611-7), pela Fundação Bill & Melinda Gates (Processo 5597) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Processo 442946/2019-8).

Palavras Chave

malária; Plasmodium vivax; recorrência; recaída; biomarcadores

Área

Eixo 06 | 3.Protozooses humanas e veterinárias - Malária

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

João Pedro Da Cunha Tavares, Jéssica Rafaela dos Santos Alves, Anne Cristine Gomes Almeida, Irene da Silva Soares, André Machado Siqueira, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, Giuseppe Palmisano, Lúcia Helena Faccioli, Luiz Gustavo Gardinassi, Gisely Cardoso Melo, Fabio Trindade Maranhão Costa