Dados do Trabalho
Título
Avaliação de eficácia e residualidade de inseticidas no controle de flebotomíneos em condições de laboratório e campo
Introdução
Um dos pilares do controle da Leishmaniose Visceral (LV) é a utilização de inseticidas de ação residual visando a redução de flebotomíneos. Assim, torna-se fundamental aprimorar o monitoramento da suscetibilidade destes à inseticidas nas ações de controle.
Objetivo (s)
Este estudo objetiva avaliar a eficácia e residualidade do inseticida que vem sendo utilizado no programa de controle (Alfa-cipermetrina 20%), e o Fludora®Fusion que foi recentemente indicado pelo Ministério da Saúde no combate de mosquitos vetores, e não testado para flebotomíneos.
Material e Métodos
Bioensaios de campo e laboratórios foram realizados em cinco tempos (0, 3, 6, 9 e 12 meses), utilizando uma população de Lutzomyia longipalpis susceptível à inseticidas. Vinte e cinco fêmeas em triplicatas foram expostas aos inseticidas, além do controle utilizando água. Para os ensaios de laboratório, papéis filtro foram impregnados e os ensaios de campo realizados em Jaboticatubas/MG em duas condições: domicílios com alvenaria-reboco-sem pintura e alvenaria-reboco- com pintura. Os insetos foram expostos por 60 minutos e a mortalidade contabilizada ao final do teste e 24 horas pós ensaio. Adicionalmente, os agentes responsáveis pela pulverização e os moradores participantes foram entrevistados avaliando a percepção sobre os inseticidas utilizados.
Resultados e Conclusão
Resultados preliminares demonstraram em laboratório altas taxas de mortalidade para o alfa-cipermetrina (97%) e Fludora®Fusion (100%). A residualidade de ambos os inseticidas apresentaram altas taxas de letalidade em todos os 5 tempos de ensaio. Em campo, a mortalidade do alfa-cipermetrina foi significativamente menor do que o Fludora®Fusion em ambas as superfícies. O Fludora®Fusion manteve alta mortalidade em todo estudo, enquanto o alfa-cipermetrina apresentou diferença estatística com maior mortalidade no tempo 0 e menor mortalidade após 12 meses. Ao comparar as superfícies avaliadas, a condição alvenaria/reboco/sem pintura, foi significativamente menor para alfa-cipermetrina, o Fludora®Fusion não apresentou diferença estatística. A comprovação da eficácia do Fludora®Fusion para flebotomíneos poderá trazer grandes vantagens nas ações de vigilância e controle da LV, aumentando a disponibilidade e rotatividade de inseticidas, diminuindo o risco de resistência devido a sobreposição de vários inseticidas, facilitando toda parte operacional e consequentemente barateando os custos, com a aplicação de um único inseticida para controle concomitante de diversos vetores de doenças.
Palavras Chave
Flebotomíneos; Controle Vetorial; inseticida; suscetibilidade; efeito residual.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
2.Concorrer na categoria - Mestrado
Autores
GREICIELLY BARBOSA SANTOS SILVA, JOSIANE VALADÃO LOPES MARQUES, FABIANA DE OLIVEIRA LARA E SILVA, LILEIA GONÇALVES DIOTAIUTI, GRASIELLE CALDAS D'AVILA PESSOA, LETICIA CAVALARI PINHEIRO, EDELBERTO SANTOS DIAS