Dados do Trabalho


Título

CITOTOXICIDADE EM CÉLULAS HOSPEDEIRAS E EFEITO DE 2- HIDROXI-3,4,6-TRIMETOXIFENILACETOFENONA SOBRE FORMAS EPIMASTIGOTAS DE DE Trypanosoma cruzi CEPA Y.

Introdução

A prospecção de novas moléculas para a doença de Chagas (DC) é um grande desafio, uma vez que é uma condição de caráter negligenciado que afeta milhares de pessoas mundialmente.  Ademais, o benznidazol (Bz) é o único  fármaco utilizado, e apresenta  limitações de eficácia e segurança. Dentre as moléculas anti-Trypanosoma cruzi mais buscadas, destacam-se aquelas provenientes de fontes naturais. 

Objetivo (s)

Assim, o presente estudo buscou avaliar o efeito da molécula 2-hidroxi-3,4,6- trimetoxifenilacetofenona (HTMXC – 1000 – 31,25 µM), isolada de Croton anisodontus Müll. Arg., em células hospedeiras (LLC-MK2) e nas formas epimastigotas de T. cruzi, em comparação ao Bz. 

Material e Métodos

A citotoxicidade sobre LLC-MK2 foi avaliada  através do ensaio de redução de MTT e, em relação às formas epimastigotas, foi  investigada a atividade antiproliferativa através da determinação do percentual de  parasitos viáveis em três tempos diferentes (24, 48 e 72 horas), em câmara de Neubauer, sendo estimados os valores de CC50 (concentração capaz de reduzir 50% da viabilidade  de LLC-MK2) e IC50 (Concentração inibitória de 50% da proliferação de formas epimastigotas). 

Resultados e Conclusão

HTMXC apresentou-se, quase três vezes, menos tóxica que o Bz sobre  as células hospedeiras (Valores de CC50 - 1351,00 ± 69,30 e 502,6 ± 57,8,  respectivamente). Os valores de IC50 para HTMXC sobre epimastigotas foram 379,80  ± 93,60 (24 h); 47,43 ± 22,18 (48 h), comparável ao Bz, e 341,20 ± 75,90 (72 h). Pode se concluir que HTMXC é uma molécula de menor toxicidade que o fármaco de  referência, podendo ser considerada como uma ferramenta promissora no tratamento da  DC, passível de modificações moleculares para potencializar o seu efeito biológico, e  que destaca a relevância de compostos provenientes da biodiversidade brasileira. Os  autores agradecem à CAPES, CNPq e FUNCAP pelo apoio financeiro.

Palavras Chave

Benznidazol; Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Ferramenta terapêutica; Citotoxicidade

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Bruna Viana Barroso Martins, Helaynne Gomes do Nascimento, Emanuel Paula Magalhães, Beatriz Maria Silva Martins, John Washington Cavalcante, Lyanna Rodrigues Ribeiro, Naiara Dutra Barroso Gomes, Felipe Ramon Cunha da Silva, Hélcio Silva dos Santos, Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes, Alice Maria Costa Martins