Dados do Trabalho
Título
Avaliação da modulação da expressão de marcadores imunológicos pelo antígeno Sm29 em amostras de pacientes com hanseníase.
Introdução
Pesquisas sobre novos candidatos para o tratamento da hanseníase ainda são limitadas. O Sm29 é um dos antígenos recombinantes do Schistosoma mansoni, que modula a produção de marcadores inflamatórios, sendo um candidato imunobiológico.
Objetivo (s)
Avaliar a modulação da expressão de citocinas e quimiocinas pelo antígeno Sm29 nos sobrenadantes de amostras de pacientes com hanseníase estimuladas pelo M. leprae e co-estimualdas pelo Sm29.
Material e Métodos
Foram incluídos 14 pacientes diagnosticados com hanseníase e sem reações hansênicas, acompanhados no centro de referência do Hospital Universitário Professor Edgard Santos e Instituto Couto Maia. Pacientes em terapia antirreacional foram excluídos do estudo. Células mononucleares de sangue periférico foram obtidas e suspensões com 3 x 106 células cultivadas a 37ºC, 5% de CO2 na presença do antígeno de M.leprae, do Sm29, da combinação M.leprae + Sm29 e sem estímulo como controle, em amostras de pacientes multibacilares (MB) e paucibacilares (PB). A partir do sobrenadante colhido, foram determinadas citocinas INFγ, TNF e IL-10 por kits R&D Systems e a quimiocina CXCL-09 com kit BD OptEIATM Set. A análise dos dados foi feita no GraphPadPrism5 pelo teste Mann-Whitney. As diferenças foram consideradas estatisticamente significantes se p ˂ 0,05. Este estudo foi aprovado no CEP-HUPES, sob parecer nº 79268017.0.1001.0049.
Resultados e Conclusão
Houve aumento na produção de TNF nas amostras MB estimuladas pelo M. leprae + Sm29 ao compará-las às amostras não estimuladas pelo Sm29 (p = 0,037). Não houve diferença significante na expressão de TNF nas amostras paucibacilares. Sm29 não interferiu na expressão de IL-10 nas amostras PB e MB. A produção de INFγ demonstrou-se reduzida no grupo MB estimulado por M. leprae + Sm29 e nas amostras MB estimuladas apenas com Sm29, comparado ao grupo não estimulado. Por fim, a produção de CXCL-9 apresentou redução estatisticamente significante (p=0,039) nas amostras MB estimuladas por M. leprae + Sm29 comparado ao grupo MB sem estímulo. Nas amostras PB não houve diferença significante. O impacto da modulação por Sm29 se apresentou principalmente nas amostras MB, com aumento da expressão de TNF, podendo ser associada à resposta inflamatória de combate ao bacilo, mas com redução da expressão de INFγ e CXCL-9, que é um potente quimioatraente e marcador para fenótipo MB e de reações hansênicas. Assim, houve modulação para um perfil inflamatório mais moderado, com presença de TNF, mas redução de quimiocinas associadas à maior gravidade da doença.
Palavras Chave
Hanseníase; Mycobacterium leprae; Sm29; citocinas; Quimiocinas.
Área
Eixo 11 | 3.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Hanseníase
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Camilly Isabel Pereira dos Prazeres, Lucas de Oliveira Neves de Farias, Nadja de Lima Santana, Paulo Roberto Lima Machado, Lea Cristina Castellucci