Dados do Trabalho
Título
Tuberculose e pós-graduação: como estão os registros de propriedade intelectual vinculados a teses e dissertações produzidas no Brasil?
Introdução
A tuberculose (TB), doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, configura-se como um grave problema de saúde pública. Neste cenário, a produção científica e tecnológica torna-se uma ferramenta fundamental para o controle da doença.
Objetivo (s)
Avaliar os registros de patentes associadas a teses e dissertações (T&D) sobre TB produzidas no Brasil entre 2013 e 2019.
Material e Métodos
Realizou-se um estudo transversal e retrospectivo, utilizando o Catálogo de T&D da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES (dados abertos)), para identificar T&D associadas à TB e seus respectivos autores, com posterior análise de currículos Lattes (Lattes) dos pesquisadores para avaliação de registros de patentes vinculadas a estas T&D. Para a confirmação das patentes registradas pelos pesquisadores no Lattes, realizou-se a busca do nome do pesquisador na plataforma de Pesquisa em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.
Resultados e Conclusão
Um total de 1.307 T&D sobre TB foram avaliadas, correspondendo a 1.264 pesquisadores, visto que 43 haviam realizado mestrado e doutorado sobre TB. Durante o período de estudo, foram identificadas 25 (1,9%) patentes sobre TB, associadas a 27 (2,1%) pesquisadores, visto que algumas patentes foram depositadas por mais de um pesquisador. Dentre os pesquisadores, 37% (10/27) possuíam registro de patentes associadas a dissertações de mestrado, 55,6% (16/27) a teses de doutorado e 7,4% (2/27) a ambos. Quando avaliados os temas associados às patentes, 72% (18/25) estavam associados ao desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, 20% (5/25) a novos métodos diagnósticos e 8% (2/25) a novas vacinas. Destaca-se que 16% (4/25) das patentes foram depositadas após o término dos cursos de pós-graduação, variando de 24 a 48 meses após sua conclusão. Considerando o número de patentes como indicador, percebe-se que o conhecimento científico gerado nas instituições acadêmicas brasileiras na área da tuberculose apresenta baixa taxa de conversão em produtos tangíveis. É essencial integrar a tuberculose como uma das principais preocupações do Complexo Industrial da Saúde e do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), visando ampliar os esforços para eliminar essa doença como um problema de saúde pública.
Palavras Chave
Mycobacterium tuberculosis; Patentes; Pós-Graduação; Propriedade intelectual.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Maria Eduarda Ribeiro Lúcio, Ana Júlia Reis, Mariana Quaresma de Souza, Yasmin Castillos das Neves, Ivy Bastos Ramis, Pedro Eduardo Almeida da Silva