Dados do Trabalho
Título
A presença de hepatite B em pacientes Sul-Americanos em Hemodiálise: uma meta-análise
Introdução
Introdução: A transmissão nosocomial do vírus da hepatite B (HBV) ainda é um problema grave em unidades de saúde.
Objetivo (s)
Objetivo: Esta revisão visou calcular a frequência desta infecção viral em pacientes sul-americanos tratados por hemodiálise.
Material e Métodos
Métodos: Os estudos de revisão não necessitam de aprovação do Comitê de Ética. Artigos publicados em quatro bases de dados internacionais foram selecionados sistematicamente segundo critérios de inclusão e qualidade metodológica. Empregando-se o modelo de efeitos aleatórios, a meta-análise estimou a frequência agrupada, além de heterogeneidade e viés de publicação.
Resultados e Conclusão
Resultados: Dos 26 artigos encontrados eletronicamente, somente 10 estudos publicados nesta última década foram inclusos na meta-análise. A frequência de infecção pelo HBV foi 7,6% (IC 95%: 4,0 - 12,2%), abrangendo 2.974 pacientes da Argentina e do Brasil. Houve forte associação entre a proporção de infectados e o tempo de permanência em hemodiálise (> 5 anos, p = 0,01). Conclusões: É moderada a presença de infecção pelo HBV em unidades de hemodiálise, variando consideravelmente na América do Sul e refletindo basicamente a endemia geral dos países estudados. Quanto mais frequente um paciente é submetido à terapia renal substitutiva, mais vulnerável ele se torna à infecção viral. Para compreender melhor os riscos a que este grupo populacional está exposto, devem ser realizadas pesquisas futuras, especialmente em países de baixo e médio rendimento. A compilação de dados atuais fornece argumentos para apoiar práticas e políticas públicas que visam melhorar a saúde dos pacientes renais.
Palavras Chave
Doença renal crônica; Hepatite B; Hemodiálise; prevalência; diagnóstico laboratorial.
Área
Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Cristiane F. O. Scarponi, Leticia A. Silva, Marco Antônio F Pedrosa, Emerson C. Barbosa