Dados do Trabalho


Título

Uso de glucantime intralesional para tratamento de leishmaniose cutânea em uma PVHA: relato de um caso

Objetivos(s)

Relatar um caso de sucesso de tratamento de leishmaniose tegumentar com glucantime intralesional em PVHA.

Relato do Caso

Mulher, 30 anos, natural e precedente de Campo Grande-MS, com diagnóstico de HIV desde 2013, retorna ao tratamento regular após perda de seguimento com exames evidenciando carga viral (CV) de 445154 cópias/mL e contagem de linfócitos TCD4 de 85 células/mm³. Após 9 meses de tratamento para HIV, com exames evidenciando CV=285 cópias/ml e CD4=257 cels/mm³, apresentou múltiplas lesões ulceradas com bordos elevados em face látero-posterior do terço superior da coxa direita com a maior medindo 35x35mm. Realizado biópsia da lesão com resultado positivo para pesquisa de amastigotas. Foi iniciado tratamento para leishmaniose tegumentar (LT) com aplicação de glucantime (5ml 300mg/mL) intralesional 3 aplicações com 3 ampolas em cada aplicação e com intervalo de 14 dias entre as aplicações. Durante o tratamento a paciente não apresentou eventos adversos evoluindo com cicatrização completa das lesões 30 dias após última aplicação.  Discussão: Paciente imunossuprimida por perda de seguimento para tratamento de HIV, teve contato com protozoários do gênero Leishmania, possivelmente por meio de cão doente com lesões ulceradas em domicílio da avó. Após 9 meses de tratamento com esquema para HIV, provavelmente devido recuperação imunológica, houve manifestação da LT por meio de múltiplas lesões ulceradas típicas. De acordo com Lyra (2023), a infiltração intralesional de glucantime tem sido utilizada com sucesso para LT, demonstrando a segurança dessa via de administração em relação ao tratamento sistêmico, com menor risco de toxicidade antimonial. Sendo assim, apesar de não ser 1ª escolha para o tratamento em PVHA, a paciente teve boa evolução com glucantime intralesional, havendo cicatrização completa das lesões, sem recorrência ou eventos adversos e por uma via de administração de baixa toxicidade, além da fácil realização, com apenas 3 aplicações.  

Conclusão

A manifestação da LT neste caso provavelmente ocorreu devido à recuperação imunológica de PVHA. O glucantime intralesional se mostrou muito eficaz para resolução do quadro da paciente, que teve boa evolução. Referências: Lyra, R. Marcelo. A Randomized, Controlled, Noninferiority, Multicenter Trial of Systemic vs Intralesional Treatment With Meglumine Antimoniate for Cutaneous Leishmaniasis in Brazil. Clinical Infectious Diseases, p.1, abril, 2023.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Franciely Hyun Su Barakat Kim, Claudia Elizabeth Volpe Chaves, Maurício Antônio Pompilio, Alexandre Albuquerque Bertucci