Dados do Trabalho
Título
Desafios e estratégias na vigilância molecular do Trypanosoma cruzi: um caminho para reforçar o controle da doença de Chagas
Introdução
A doença de Chagas (DC) é um sério problema de saúde pública na América Latina e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A infecção, causada pelo Trypanosoma cruzi, envolve um ciclo biológico complexo, com inúmeros vetores e reservatórios, o que torna o controle vetorial extremamente desafiador. Os surtos de DC aguda, por alimentos contaminados com vetores infectados, são a manifestação mais visível desse problema, contudo, muitos indivíduos permanecem assintomáticos, podendo desenvolver, após uma fase silenciosa de muitos anos, complicações clínicas, principalmente cardiovasculares, levando à incapacidade e morte.
Objetivo (s)
Propõe-se o desenvolvimento de uma estratégia de vigilância molecular em triatomíneos, visando contribuir para o aprimoramento do sistema de vigilância da DC.
Material e Métodos
Parte dos triatomíneos enviados à Funed tiveram o T. cruzi isolado, congelado em nitrogênio líquido, e o DNA do lavado intestinal extraído. Foram realizadas análises microscópicas e PCR em tempo real, seguidas de análises de HRM (high resolution melt) para o DNA extraído, incluindo-se a pesquisa de DNA humano.
Resultados e Conclusão
Entre jan/2023 a abr/2024, a Funed recebeu 446 triatomíneos, pertencentes às espécies Panstrongylus megistus (419), Triatoma sordida (12), T. vitticeps (8), Rhodnius neglectus (3) e Panstrongylus diasi (2). Análises em microscópio óptico confirmaram a presença do T. cruzi em 8% (36) dos exemplares, sendo possível o isolamento parasitário e análise molecular em 35 deles. Foram observados três perfis de HRM predominantes, sugestivos de pertencerem a diferentes DTUs (Discrete Typing Unit), bem como detectado DNA humano em seis vetores. Como perspectiva, pretende-se verificar em modelo murino, o tropismo e nível de resistência ao benznidazol de diferentes populações T. cruzi isoladas, correlacionando os perfis de HRM e DTUs. Conclui-se que a estratégia de vigilância molecular em desenvolvimento se mostra eficaz para a detecção de triatomíneos infectados com o T. cruzi, incluindo a detecção de sangue humano, o que poderá contribuir para um monitoramento e controle da DC mais efetivo.
Palavras Chave
Triatomíneos; vigilância molecular; qPCR; HRM; Doença de Chagas
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Lúcia do Amaral Pedroso, Ana Caroline Zampiroli Ataíde, Arthur Nascimento Christ, Paula Rodrigues de Andrade, Sara Guedes Barbosa, Gilson Faria, Luciene Silva de Souza Meira, Fernanda de Oliveira Silva, José Otaviano Madureira de Almeida, Job Alves de Souza Filho, Sérgio Sérgio Caldas