Dados do Trabalho
Título
A Vigilância Epidemiológica Hospitalar em municípios de fronteira do Brasil na perspectiva das emergências em saúde pública
Introdução
As ações de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) em fronteiras brasileiras apresentam potencial para o risco de importação de doenças e agravos que ofereçam risco para a saúde. Essas regiões, enfrentam adversidades geográficas e sociais, o que confere a elas papel central na integração regional com os países vizinhos. Os hospitais vinculados à Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), localizados em municípios fronteiriços têm suas atividades voltadas à detecção oportuna e resposta às potenciais emergências, o que justifica a necessidade de diagnosticar o aporte estrutural dessas unidades para atuação frente a um evento que implique risco à saúde pública.
Objetivo (s)
Apresentar a estrutura e atividades de VEH desenvolvidas em hospitais em municípios de fronteira vinculados à Renaveh.
Material e Métodos
Foi utilizado o censo de perfil estrutural, realizado através da aplicação de um formulário para as unidades vinculadas à Renaveh no ano de 2022, estratificando os hospitais alocados em municípios que fazem fronteira com outros países. As informações foram disponibilizadas pelas referências técnicas da VEH nos estados, e pelas coordenações dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).
Resultados e Conclusão
Na análise dos dados, verificou-se o total de dezesseis hospitais vinculados à Renaveh em municípios de fronteira, foi evidenciado que a maior parte destes estão no estado do Acre (n=12 - 75%). Nenhuma das instituições possui profissional especialista em análise de dados e apenas quatro hospitais (n=4 - 25%) contam com profissionais com experiência na operação de Sistemas de Informação em Saúde, o que fragiliza a atuação do NHE como ferramenta de apoio a gestão. Sobre qualificação, a maior parte dos núcleos passam regularmente por estes processos em temáticas relativas à vigilância em saúde (n=10 - 62%). Outro aspecto importante é a estrutura física e tecnológica dos NHE, onde uma grande parte possui sala própria ou compartilhada na unidade hospitalar (n=13 - 81%). Todos os núcleos possuem computadores com acesso à internet, de uso exclusivo do serviço ou compartilhado. A realização de busca ativa de doenças, agravos e eventos de notificação compulsória, é realizada em onze estabelecimentos (n=11 - 69%), e o acompanhamento de indicadores, em dez hospitais (n=10 - 62%). O monitoramento de indicadores é prática essencial para o efetivo desempenho das ações de VEH, devendo ser feito sistematicamente.
Palavras Chave
Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Vigilância em Saúde Pública; Capacidade de Resposta ante Emergências
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Camila Pinto da Silva, Francisco Silvanei Dos Santos Gonçalves