Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA DOS ENTEROVÍRUS NÃO-PÓLIO ASSOCIADOS AOS CASOS DE GASTROENTERITE E PARALISIA FLÁCIDA AGUDA NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Introdução

Durante as últimas décadas a prioridade do sistema de vigilância dos  Enterovírus (EV) tem sido voltada para o programa de erradicação do poliovírus, no entanto os enterovírus não-pólio (EVNP) também estão associados a infecções que podem causar desde sintomas leves a graves, incluindo paralisia flácida aguda e meningites, entretanto não existe um sistema de vigilância bem estabelecido, tornando assim as informações sobre a prevalência, circulação e relevância clínica irregulares globalmente.

Objetivo (s)

Diante disto, objetivamos determinar os genótipos dos EVNP em amostras fecais provenientes de quadros de gastroenterite e paralisia flácida aguda nas regiões Norte e Nordeste do Brasil nos anos de 2023 e 2024. 

Material e Métodos

Foram analisadas amostras fecais encaminhadas ao Laboratório de Enterovírus do Instituto Evandro Chagas (IEC) e que tiveram resultados positivos para EV através da RT-qPCR (CAAE 58544722.0.0000.0019). O sequenciamento genético foi realizado através das seguintes etapas: síntese da fita de DNA complementar (cDNA), amplificação do material genético a partir da PCR, caracterização através do segmento parcial do gene VP1 através da nested-PCR e reação de sequenciamento. As sequências obtidas foram alinhadas com outras sequências de EV disponíveis no banco de dados do NCBI utilizando o software GENEIOUS 8.1.6.

Resultados e Conclusão

Um total de 63 amostras foram sequenciadas, a partir delas foi possível identificar três espécies e 26 genótipos do gênero Enterovirus. A espécie B (15,9%) demonstrou-se como a mais prevalente, sendo possível detectar 12 genótipos de EVNP distintos, tendo Coxsackievirus B4 e Echovirus 6 em maior frequência com 21,6% (8) cada. A espécie C (25,4%) apresentou seis genótipos sendo o Coxsackievirus A1 e A13 os mais detectados com 25% (4) cada. A menor frequência foi observada na espécie A (15,9%) com oito genótipos, sendo o Coxsackievirus A16 e o Enterovírus A89 os mais registrados, com 20% de detecção (10). Também foi possível observar a detecção de genótipos considerados raros, são eles: EV-A71, EV-A76, EV-A89, EV-B83 e EV-C99. Diante disto, podemos destacar a importância da vigilância de EVNP, uma vez que foi observada uma grande diversidade de EV associados a esses quadros. Portanto, as informações obtidas poderão contribuir para estabelecer sistemas de alerta para a detecção precoce da circulação de novos sorotipos, mais virulentos, potencialmente causadores de doenças em humanos e evitar, assim, grandes cargas a saúde pública global ocasionadas pelos surtos.

Palavras Chave

Picornavírus; Vigilância; Sequenciamento.

Área

Eixo 10 | 4.Outras viroses humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Wanderley Dias Chagas Junior, James Lima Ferreira, Ana Luisa Mota Raminho, Raiana Scerni Machado, Fernando Neto Tavares