Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUNGÍASE HUMANA EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES DE MACEIÓ, ALAGOAS, NORDESTE DO BRASIL

Introdução

A tungíase é uma doença negligenciada ectoparasitária causada pela penetração da pulga Tunga penetrans. É prevalente em populações desfavorecidas social e economicamente, as quais são acometidas por apresentarem condições facilitadoras para aquisição da ectoparasitose. Apesar disso, são escassos os estudos de prevalência da doença no Brasil. 

Objetivo (s)

O estudo objetivou a análise da prevalência desta ectoparasitose em uma comunidade pesqueira do município de Maceió (Alagoas, Brasil). 

Material e Métodos

Foi realizado um rápido diagnóstico na população, através de questionários para observar o acometimento das lesões de tungíase (ativa ou antiga), como também, o conhecimento sobre a doença e os tratamentos utilizados pela comunidade. 

Resultados e Conclusão

O presente estudo abrangeu 104 moradores, de 1 a 80 anos de idade e apresentou uma prevalência de tungíase ativa ou antiga em todas faixas etárias, com maior ocorrência (17,3%) entre a idade de 1 a 9 anos. Os locais mais acometidos por lesões atuais e/ou cicatrizes, causadas por tungíase, foram as regiões das extremidades digitais dos pés e entre os dedos (78%), seguido do assoalho (19%), e do calcanhar (3%). Observou-se que os participantes apresentavam lacunas importantes sobre o conhecimento da tungíase e faziam utilização de diversas substâncias, para o tratamento, sendo o uso do álcool mais prevalente, observado em 21,1% da população estudada. Medidas de sensibilização em educação e saúde foram adotadas por meio da distribuição de um panfleto contendo informações sobre a tungíase. Os resultados indicaram a presença da ectoparasitose em Maceió, pelo encontro das lesões da tungíase ativa (pulga penetrada ainda viva) e antiga (pulga penetrada morta), o que pode indicar o contato frequente com o parasito pela comunidade. Estes dados atrelados a ausência do conhecimento, e da percepção da tungíase como agravo importante em saúde pública,  como também o uso de diversas substâncias utilizadas pela comunidade para seu combate, demostram a necessidade da implementação de medidas de atenção à saúde e de controle da tungíase nesta e em outras comunidades do Brasil.

Palavras Chave

Tungíase; Epidemiologia; Nordeste do Brasil

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Flaviana Santos Wanderley, Thiago José Matos Rocha, Fernanda Maria Araújo de Souza , Cláudia Maria Lins Calheiros