Dados do Trabalho


Título

Avaliação da técnica “Loop-mediated isothermal amplification” (LAMP) em amostras obtidas de swab de lesão cutânea ulcerada frente às técnicas convencionais de diagnóstico para leishmaniose tegumentar americana em pacientes atendidos em centro

Introdução

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa parasitária causada por protozoários flagelados pertencentes ao gênero Leishmania.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo é avaliar a técnica de LAMP para diagnóstico da LTA em amostras clínicas obtidas a partir de swab de lesão cutânea comparado ao fluxo de diagnóstico de rotina em pacientes atendidos no ambulatório do INI/Fiocruz, no período de 2021 a 2024.

Material e Métodos

Duas técnicas de LAMP estão sendo avaliadas, mix comercial WarmStart® (WS) e associação da enzima Bst 2.0 DNA Polymerase com SYBR® Green I para revelação (BST+SybrGreen) em amostras de swab extraídas por kit comercial (SK) e por fervura (SF) com primers para a região 18S rRNA gene (Nzelu et al., 2014). Até o momento foram incluídos 88 pacientes elegíveis para o estudo atendidos no ambulatório do LaPClinVigileish-INI. Destes, dentre os pacientes do grupo controle, ou seja, que possuem diagnóstico final diferente de leishmaniose, observamos a maioria dos pacientes com esporotricose (49%). Alguns deles ainda não possuem verificação do desfecho.

Resultados e Conclusão

Até o momento foram testadas 86 amostras de SK utilizando o WS, 61 amostras de SK utilizando BST+SybrGreen, 57 amostras de SF utilizando o WS e 57 amostras de SF utilizando BST+SybrGreen, todas testadas em duplicata. Os resultados parciais de sensibilidade (S) e especificidade (E) dos ensaios frente aos testes de referência para LAMP foram S de 38,24% e 82,61%; E de 94,29% e 78,57% para amostras de SK e realizadas por WS e BST+SybrGreen respectivamente. Para as amostras SF os resultados de S foram 35% e 55% e E de 63,33% e 96,67% por WS e  BST+SybrGreen respectivamente. Comparativamente, a cPCR utilizada na rotina diagnóstica apresentou resultados de 81,5% de S e 100% de E em amostras clínicas coletadas por biópsia dos mesmos pacientes do estudo. Concluímos que até o momento a melhor indicação da técnica de LAMP utilizando este primer foi a extração do DNA por kit comercial e a revelação da técnica por Sybr Green no diagnóstico da LT. Os resultados encontrados até o momento se aproximam dos achados na literatura para este primer (S80% e E100%) e por utilizar material biológico coletado de forma menos invasiva, não exige estrutura laboratorial complexa bem como equipe médica especializada para realização.  

Palavras Chave

Leishmaniose tegumentar americana; biologia molecular; LAMP.

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Elizabeth Cristina Araujo Ferreira da Silva, Maria Inês Fernandes Pimentel, Daniel Moreira de Avelar, Gabrielle Baldan Stanciola, Isabela Cordeiro da Silva Santos, Eduarda Foit Vera Cruz, Fernanda Araújo Lopes Sales, Shanna Araujo dos Santos, Ana Paula Teixeira Barroso Freitas, Luciana de Freitas Campos Miranda, Andreza Pain Marcelino