Dados do Trabalho
Título
SURTOS DE FEBRE TIFOIDE NO ESTADO DO PARÁ: PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE DO AGENTE ETIOLÓGICO AOS ANTIMICROBIANOS
Introdução
A Febre Tifoide (FT) é uma infecção sistêmica de transmissão fecal-oral, que em pleno século XXI, ainda é um grande problema de saúde global. No estado Pará, registra-se um elevado número de casos, inclusive com frequente ocorrência de surtos. Por se tratar de uma doença com sintomatologia semelhante a outras doenças, muitas vezes não é diagnosticada de forma adequada, e o paciente acaba fazendo uso indiscriminado de antibióticos que podem levar a resistência das cepas de Salmonella Typhi.
Objetivo (s)
Descrever o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de linhagens de Salmonella Typhi em uma série de casos associados a surtos de FT identificados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) nos anos de 2000 a 2015.
Material e Métodos
As amostras em ágar estoque foram repicadas para o caldo Luria Bertani (LB) e semeadas em ágar Salmonella Shigella (SS), em seguida semeadas em ágar tríplice-açúcar-ferro (TSI). Após a caracterização bioquímica foi realizado a identificação sorológica, para a confirmação do sorotipo Typhi. A susceptibilidade aos agentes antimicrobianos foi avaliada pelo método de disco difusão e pelo sistema automatizado Vitek 2. O projeto foi submetido na Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Evandro Chagas.
Resultados e Conclusão
No teste de suscetibilidade verificou-se que dos 100 isolados (76/100 76%) foram sensíveis aos 11 antimicrobianos e 20% (20/100) apresentaram resistências, destes seis (6/20 30%) apresentaram monorresistência à Ceftazidima (CAZ), sete (7/20 35%) apresentaram dupla resistência: uma (1/20 5%) à Ceftazidima (CAZ) e Cefotaxima (CTX), uma (1/20 5%) à Ampicilina (AMP) e Sulfametoxazol+Trimetropim (SXT), cinco (5/20 25%) à Ceftazidima (CAZ) e Ampicilina (AMP), outras sete (7/20 35%) apresentaram tripla resistência: uma (1/20 5%) à Ampicilina (AMP) Cefotaxima (CTX) e Ceftazidima (CAZ), uma (1/20 5%) Amoxacilina + Ácido Clavulânico (AMC), Ceftazidima (CTX) e Sulfametoxazol+Trimetropim (SXT) e outras cinco (5/20 25%) à Amoxacilina + Ácido Clavulânico (AMC), Ampicilina (AMP) e Ceftazidima CAZ. Adicionalmente, 4 (4/20 20%) apresentaram padrão intermediário a Nitrofurantoina (F). O alto percentual de sensibilidade aos antimicrobianos avaliados, evidencia que ainda não ocorre o fenômeno de multirresistência descoberto em diversos países. No entanto, testes de sensibilidade aos antibióticos de isolados devem ser realizados para monitorar a resitência das drogas que possuem uma boa atividade contra a S. Typhi, evitando comprometer as opções de tratamento.
Palavras Chave
antibiograma; surto; Salmonella Typhi
Área
Eixo 17 | 4.Vigilância em saúde - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Manuella Gonçalves Farinha, Anderson Nonato do Rosario Marinho, Daniela Cristiane da Cruz Rocha