Dados do Trabalho


Título

Tratamento sem confirmação bacteriológica da TB pulmonar em pessoas vivendo com HIV: análise segundo a implantação do TRM-TB.

Introdução

Tecnologias moleculares, como o TRM-TB (Teste rápido molecular para tuberculose) t, desempenham um papel significativo na ampliação da detecção de casos de tuberculose (TB), com consequente redução de tratamentos empíricos, isto é, sem confirmação bacteriológica. Especialmente em pessoas com HIV, o diagnóstico ainda torna-se mais desafiador por conta da apresentação da forma paucibacilar.

Objetivo (s)

Analisar a tendência temporal do tratamento empírico da TB pulmonar em pessoas vivendo com HIV, considerando a implantação do TRM-TB. 

Material e Métodos

Trata-se de um estudo de séries temporais realizado em 21 municípios do estado de São Paulo/Brasil que implantaram o TRM-TB entre 2014/2015, o qual foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer n°4.478.072. Calculou-se a taxa mensal de utilização do teste entre 2014 e 2020 e de tratamento empírico entre 2010 a 2020, utilizando dados do Sistema de informação TB-WEB. A série temporal destas taxas foi decomposta, com ênfase na identificação da tendência, seguida pela análise de mudanças estruturais para determinar os pontos de quebra na série. 

Resultados e Conclusão

Identificou-se um aumento gradual no uso do teste desde o ano de sua implantação, chegando a cerca de 70% de cobertura nos municípios estudados, refletindo na diminuição das taxas de diagnóstico sem confirmação bacteriológica da TB pulmonar entre as pessoas vivendo com HIV após a implantação da tecnologia. Salienta-se que entre 2017-2019 identificou-se o aumento do percentual de tratamento empírico em tal população, atingindo percentuais anteriores à implantação da tecnologia diagnóstica. Com a incorporação de nova versão tecnológica em 2019 (Ultra), o percentual de tratamento sem confirmação bacteriológica voltou a reduzir. Conclusão: O avanço nos percentuais de cobertura do teste rápido molecular refletiu na redução das taxas de tratamento sem a respectiva confirmação bacteriológica entre pessoas que vivem com HIV, reforçando o seu potencial enquanto tecnologia diagnóstica prioritária para o alcance de metas e compromissos pactuados para a eliminação da TB. 

Palavras Chave

Tuberculose; hiv; Teste rápido molecular; Diagnóstico.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Mariana Gaspar Botelho Funari Faria, Rubia Laine de Paula Andrade, Karina Fonseca de Souza Leite, Ricardo Alexandre Arcêncio, Valdes Roberto Bollela, Maria Josefa Penon Rujula, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero, Dulce Gomes, Aline Aparecida Monroe