Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM SOROLÓGICA PARA SÍFILIS EM GESTANTES E PUERPERAS ATENDIDAS EM MATERNIDADE DE REFERÊNCIA NO SUDOESTE DO MARANHÃO

Introdução

A sífilis (SF) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria T. pallidum; pode ser transmitida verticalmente, ocasionando a sífilis congênita (SC), o que representa um grave problema mundial de saúde pública. O diagnóstico da SF é realizado baseado através de testes não treponêmicos, como o VDRL e RPR, que detectam anticorpos anticardiolipina não específicos para os antígenos do T. pallidum. E testes treponêmicos, como teste rápido e FTA-ABS, que detectam anticorpos específicos para os antígenos.

Objetivo (s)

Realizar a comparação entre o teste rápido treponêmico (TR) e o teste não treponêmico VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), utilizados no diagnóstico da sífilis. 

Material e Métodos

Pesquisa quantitativa e transversal, desenvolvida em maternidade pública, de maio de 2021 a dezembro de 2022. Incluiu-se as pacientes que realizaram o TR e o VDRL, para a coleta dos dados sociodemográficos, bem como a respeito do pré-natal e momento do parto; em seguida, realizou-se o teste confirmatório FTA-ABS (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption); e análise descritiva dos dados. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob o parecer n° 1.999.568.

Resultados e Conclusão

Foram incluídas 661 pacientes. Dessas, houve sorodiscordância entre o TR e o VDRL em 69 amostras (11,9%), cujos resultados do VDRL variaram entre 1:2 e 1:128, e os TR foram não reagentes. Dessas, 37 possuíam VDRL igual ou superior a 1:8. O resultado do FTA-ABS indicou infecção ativa em 6 (8,7%) pacientes e cicatriz imunológica nas demais. Do total, 127 puérperas e 18 gestantes apresentaram positividade em, pelo menos, um dos testes utilizados. Entre elas, a maioria eram jovens adultas, pardas, solteiras, donas de casa e possuíam mais de oito anos de estudo. Realizaram o pré-natal (91,7%), com diagnóstico neste período (49,7%), sendo o VDRL foi o teste mais utilizado. A sorodiscordância de 11,9% entre o TR e o VDRL demonstraram a importância da instituição dos fluxogramas de diagnóstico como forma de investigação de possíveis resultados falso-positivos e/ou negativos e finalização do diagnóstico materno.

Palavras Chave

Sífilis; Gestante; teste rápido; VDRL

Área

Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

JOENNYA KARINE MENDES CARVALHO, MARIA ELIETE SOUSA COSTA, MARCELINO SANTOS NETO, ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA, ARIADNE SIQUEIRA DE ARAÚJO GORDON, JANAINA MIRANDA BEZERRA