Dados do Trabalho
Título
DETECÇÃO POR QPCR DE TRYPANOSSOMA CRUZI EM POPULAÇÃO CARCERÁRIA NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA/PR
Introdução
A doença de Chagas é uma infecção parasitária sistêmica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Estima-se que 8 milhões de pessoas na América Latina estão infectadas e 10 mil morram por consequência da infecção. As formas de transmissão são: via oral por ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas, congênita que ocorre durante a gestação, ou vetorial, através do repasto sanguíneo de triatomíneos infectados em ambientes silvestres próximos às habitações humanas. É uma doença negligenciada com alta incidência em populações vulneráveis, como a população carcerária, que possui escassez em medidas de prevenção e tratamento. Portanto, é vital uma detecção da doença nessa população devido às condições de moradia prévias ao encarceramento e a dinâmica de transmissão do patógeno.
Objetivo (s)
Detectar a presença de DNA de Trypanosoma cruzi nas amostras de sangue total na população carcerária de uma penitenciária feminina localizada no município de Piraquara no estado do paraná.
Material e Métodos
Inicialmente, 838 amostras foram triadas para a presença de anticorpos anti Trypanosoma cruzi segundo teste ELISA, destas, 37 amostras foram positivas. Estas amostras positivas foram coletadas, processadas e submetidas ao ensaio de qPCR e utilizando o kit Nat Chagas® na plataforma Quant studio 5™.
Resultados e Conclusão
Todas as 37 amostras testadas foram positivas para Doença de Chagas via qPCR, sendo seis dessas agentes e as demais detentas. Avaliando a relação de faixa etária e etnia dos casos positivos temos 40,5% mulheres brancas, 27% pardas e 24,3% pretas, possuem faixa etária de 25 a 35 anos. Todas essas mulheres possuem filhos um fator crucial de transmissão vertical que é principal fator no aumento de índices da doença em regiões onde o controle vetorial e transfusional e baixo. Como conclusão temos que todas as 37 amostras testadas foram positivas para a presença de DNA de Trypanosoma cruzi segundo qPCR. Foi observada uma diminuição da faixa etária de casos positivos em relação à estimativa nacional, que é de 42 anos em mulheres.
Palavras Chave
Transmissão vertical; qPCR; Doença de Chagas.
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Melissa Alves Farias, Gustavo Gonçalves, Gabriel Luís Brucinski Pinto, Juliano Ribeiro, Louise Bach Kmetiuk, Alexander Welker Biondo, Fabiano Borges Figueiredo