Dados do Trabalho
Título
Caracterização de cepas de leveduras por meio de CHROMAgar "Candida" e MALDI-TOF: comparação de resultados
Introdução
Tradicionalmente, a identificação de leveduras é tarefa laboriosa e demanda experiência dos profissionais de laboratório. O meio diferencial cromogênico, CHROMAgar Candida, é utilizado para o diagnóstico presuntivo para as espécies do gênero Candida e a interpretação de cores das colônias deve ser seguida como proposto: verde claro (C. albicans), verde escuro (C. dubliniensis), azul (C. tropicalis), rosa em diferentes tonalidades (outras espécies Candida). O MALDI-TOF é uma nova técnica baseada na análise de biomoléculas em espectrometria de massa. A técnica oferece resultados muito rápidos e é, na atualidade, “Gold Standard” na identificação de leveduras.
Objetivo (s)
Este trabalho tem por objetivo a comparação de resultados entre o CHROMAgar Candida e o MALDI-TOF, evidenciando comportamento distinto para a levedura Kodamaea ohmeri.
Material e Métodos
Quarenta e sete cepas isoladas da mucosa oral de crianças internadas em Hospital Público de São Paulo-SP/Brasil foram submetidas a semeadura em CHROMAgar Candida e a técnica de MALDI-TOF. Os resultados foram comparativamente interpretados.
Resultados e Conclusão
Na semeadura em meio cromogênico obteve-se: C. albicans (35/47), C. dubliniensis (2/48), C. tropicalis (1/47) e C. parapsilosis (8/47). Uma cepa formou colônia rosa/lilás, não tendo a espécie evidenciada. No MALDI-TOF estas mesmas espécies citadas acima foram encontradas e verificou-se, também, a presença de Kodamaea ohmeri, identificada, previamente, pelo meio cromogênico como C. parapsilosis. A levedura que formou colônia rosa/lilás foi identificada como C. glabrata. Exceção feita a K. ohmeri, houve concordância entre todos os resultados (46/47). Esta levedura desenvolveu coloração própria - rosa/azul - diferente das demais espécies citadas. O meio cromogênico demonstrou que pode ser utilizado como identificação presuntiva de confiança. O custo é baixo, a leitura de 24-72 horas, e a possibilidade de ser adquirido por laboratórios de diversos portes. A técnica de MALDI-TOF exige equipamento extremamente caro, mas os resultados são obtidos em aproximadamente 20 minutos. O fenômeno observado no crescimento de K. ohmeri, sendo inicialmente rosa, e após 72 horas, cor azul, já foi também observado por outros pesquisadores. Mais estudos sobre esta coloração diferente devem ser realizados para se considerar o “rosa-azul” como característica específica de K. ohmeri.
Palavras Chave
Cromogênico; diagnóstico laboratorial; Fungemia; Kodamaea ohmeri
Área
Eixo 12 | 3.Micoses humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Mário Mendes Bonci, Regina Teixeira Barbieri Ramos, Carina Domaneschi, Thainá Aparecida Pereira Moura Cerqueira, Márcia de Souza Carvalho Melhem, Luciana da Silva Ruiz, Rinaldo Ferreira Gandra, Marcos Ereno Auler, Águida Aparecida de Oliveira, Francisco de Assis Baroni, Claudete Rodrigues Paula