Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de uma qPCR portátil para auxílio no diagnóstico de esporotricose em ambientes com pouca infraestrutura

Introdução

A esporotricose é uma infecção fúngica causada pelo fungo Sporothrix spp relatada comumente em zonas de clima tropical e subtropical, sobretudo no Brasil. Diagnóstico laboratorial convencional é bastante difícil, uma vez que a sensibilidade varia de acordo com a carga fúngica, tipo de amostra, tratamento prévio, entre outros. Recentemente, reações qPCR foram publicadas, mas estão disponíveis apenas para equipamento de bancada, que exigem infraestrutura robusta para sua operação.

Objetivo (s)

Esse trabalho busca otimizar uma reação qPCR para detecção do DNA de Sporothrix spp no equipamento portátil Q3-Plus, usando amostras de cepas comerciais (CMRP) mantidas em cultura.

Material e Métodos

O DNA de culturas de Sporothrix brasiliensis e Sporothrix shenckii foi extraído com kit comercial e microesferas de vidro, e analisado por qPCR SYBR Green e suas correspondentes curvas de melting. Dados preliminares no equipamento portátil mostram que as reações foram capazes de detectar DNA correspondente a 10^4 células para ambas as espécies, acima do obtido para o equipamento de bancada com os mesmos reagentes (10^3 células) e dos dados publicados (10^0 células). 

Resultados e Conclusão

Nossos dados preliminares mostram que será possível otimizar as qPCR no equipamento portátil, de forma a oferecer uma solução diagnóstica mais específica para locais remotos ou com pouca infraestrutura. Acreditamos que a disponibilização do acesso a testes diagnósticos mais específicos, como os testes moleculares portáteis, ainda que com sensibilidade mais baixa, é uma ferramenta importante para conter a transmissão comunitária do fungos

Palavras Chave

qPCR; equipamento portátil; Sporothrix spp; Q3-plus

Área

Eixo 02 | 2.Tecnologia e Inovação em saúde - Modelos de detecção de doenças

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Luma Fernandes Bravo, Camilla Leitzke Toledo , Bruna Gabriele Moura, Alexandre Dias Tavares Costa