Dados do Trabalho
Título
Pesquisa de ovos de Taenia spp. em ribeirinhos residentes às margens do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul
Introdução
A teníase é uma infecção causada por cestodeos do gênero Taenia, que afeta tanto humanos quanto animais, destacando a importância do conceito de Saúde Única. A interação entre saúde humana, animal e ambiental é crucial para controlar a disseminação desta patologia, já que sua transmissão para o ser humano ocorre pelo consumo de carne crua ou malpassada de animais que se infectaram pelo consumo de alimentos contaminados com fezes humanas contendo ovos da Taenia spp.
Objetivo (s)
Analisar a presença de ovos de Taenia spp. nas fezes da população ribeirinha residente às margens do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul.
Material e Métodos
Foram coletadas amostras de fezes de 191 ribeirinhos. Para análise das amostras foram empregadas três técnicas de exames parasitológicos de Fezes (EPF): HPJ (Hoffman, Pons e Janer), Willis e Kato Kats. O método de HPJ, também conhecido como método de Lutz, é um método polivalente, que fundamenta-se na sedimentação espontânea, permitindo a observação de ovos e larvas de helmintos, principalmente de Taenia spp., além de cistos e trofozoítos de protozoários. Enquanto o método de Willis, fundamenta-se no princípio da diferença de densidade específica entre os ovos dos helmintos, cistos e oocistos de protozoários e material fecal, a fim de que esses organismos flutuem na superfície da solução concentrada de NaCl ou de sacarose,enquanto o método de Kato-Kats baseia-se na tamisação e clarificação pela solução de verde de malaquita. O projeto foi aprovado pelo CEP do Instituto René Rachou/FIOCRUZ Minas com parecer nº 6.456.476.
Resultados e Conclusão
Este estudo sobre a prevalência de parasitoses intestinais nestas comunidades ribeirinhas revelou dados significativos. Os exames parasitológicos apontaram taxa de positividade de 8,9% de infecções por Taenia spp. na população assistida. Os ribeirinhos relataram se alimentar de carne de suínos de criação própria e silvestres (cateto e queixada) e também de carne bovina de sua própria produção. Conclui-se que, a prevalência de ovos de Taenia spp. na população ribeirinha do Rio Paraguai é elevada, e por isso destaca-se a necessidade de intervenções de saúde pública para melhorar as condições sanitárias e reduzir a prevalência desta parasitose. O controle da parasitose humana é fundamental para prevenção da ocorrência da cisticercose animal, interrompendo a cadeia de transmissão do agravo.
Palavras Chave
Taenia; One Heatlh; Políticas de Saúde Pública; Zoonoses
Área
Eixo 07 | 1.Helmintíases humanas e veterinárias - Cistercose/Teniase
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Alexandre Barbosa Reis, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Luiz Carlos Júnior Alcantara, Amanda de Cassia Ferreira Santos, Rafael Vieira Duarte, Danielle Ahad das Neves , Rodolfo Portela Souza, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Danila Fernanda Rodrigues Frias