Dados do Trabalho
Título
Análise da qualidade bacteriológica da água de populações ribeirinhas residentes às margens do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul
Introdução
A qualidade da água é fundamental para o equilíbrio do ecossistema, pois a água contaminada pode provocar doenças em seres humanos, animais e plantas. Além disso, a água de qualidade é crucial para a agricultura e a produção de alimentos seguros, influenciando diretamente a saúde pública. Por isso, a proteção dos recursos hídricos é vital para manter a biodiversidade e assegurar um ambiente saudável para todos os seres vivos.
Objetivo (s)
Analisar a qualidade bacteriológica da água da população ribeirinha residente às margens do Rio Paraguai em Mato Grosso do Sul.
Material e Métodos
Foram coletadas amostras de água de 55 pontos, sendo 48 de águas consumidas pelos ribeirinhos (nas residências) e 7 amostras de água do rio. As amostras foram coletadas em frascos de 1 litro, estéreis, armazenados sob refrigeração e encaminhados ao laboratório para determinação qualitativa de Coliformes Totais e Escherichia coli por meio do Método Colilert®.
Resultados e Conclusão
Pode-se verificar que 73% das amostras de água das casas havia presença de coliformes totais e fecais, estando desta forma impróprias para consumo. Vale ressaltar que segundo a legislação brasileira, especificamente a Portaria de Consolidação n° 5, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, a água destinada ao consumo humano deve estar isenta de coliformes totais e Escherichia coli. A presença de qualquer nível desses microrganismos em amostras de água indica contaminação fecal e representa um risco à saúde pública. Com relação as amostras de água do rio, todas apresentaram coliformes totais e fecais (Escherichia coli). Conclui-se que, a água de consumo destas comunidades está imprópria o que representa sérios riscos à saúde pública. Além disso, estas comunidades utilizam desta mesma água para dessedentação animal e irrigação de hortaliças, o que pode provocar grande impacto na produção destes alimentos. Por isso, garantir a qualidade da água em todos esses contextos é fundamental para a saúde pública, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.
Palavras Chave
One Heatlh; Políticas de Saúde Pública; Segurança ambiental
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Juliana Calabria de Araujo, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Luiz Carlos Júnior Alcantara, Ana Paula Assad Carvalho, Dayse Christiane Todescato Freire, Rodolfo Portela Souza, Danielle Ahad das Neves, Larissa Domingues Castilho de Arruda, Danila Fernanda Rodrigues Frias