Dados do Trabalho
Título
“Aspectos entomológicos envolvidos na transmissão das leishmanioses no município de Teófilo Otoni, estado de Minas Gerais.”
Introdução
As leishmanioses são doenças antropozoonóticas que se manifesta sob duas formas principais: a Leishmaniose Visceral e a Leishmaniose Tegumentar. É causada por um protozoário tripanossomatídeo do gênero Leishmania e transmitida por meio da picada da fêmea de flebotomíneo infectada. Inicialmente, essa enfermidade parasitária foi descrita como uma doença eminente de ambiente silvestre ou rural, e atualmente, vem sendo apontada como uma doença reermegente, com incidência crescente e urbanizada. O município de Teófilo Otoni, localizado na região Nordeste de Minas Gerais, registrou 106 casos humanos de leishmaniose tegumentar e 69 de leishmaniose visceral nos últimos 5 anos, se caracterizando como uma área endêmica.
Objetivo (s)
O estudo em questão, faz parte de um projeto maior que pretende correlacionar os demais elos da cadeia epidemiológica envolvidos na transmissão urbana como os casos humanos, aspectos entomológicos e interferências climáticas e ambientais, visando identificar as áreas de maior risco de transmissão.
Material e Métodos
Para o levantamento entomológico foram escolhidos 10 bairros e residências do município, onde foram instaladas mensalmente por 3 noites consecutivas, armadilhas luminosas HP no intra e peridomicílio (Maio/2021 a Abril/2023). Após triagem, os exemplares machos capturados foram clarificados, montados e identificados a nível de espécie, de acordo com a classificação proposta por Galati, 2021.
Resultados e Conclusão
No total, foram capturados 306 flebotomíneos, sendo 153 machos e 153 fêmeas, a fauna se mostrou diversificada, com a presença de 12 espécies, incluindo as principais espécies vetoras: Nyssomyia intermedia, Nyssomyia whitmani e Lutzomyia longipalpis. Do total de flebotomíneos capturados, 162 exemplares foram capturados no intradomicílio e 144 no peridomicílio, sugerindo a adaptação destes ao ambiente doméstico, contribuindo para que a transmissão possa estar ocorrendo no interior das residências As variáveis climáticas analisadas influenciaram na densidade populacional de flebotomíneos, entretanto, não houve correlação estatisticamente significativa. Os resultados obtidos servirão de apoio no controle da doença pelos órgãos competentes de saúde do município.
Palavras Chave
Leishmanioses; Flebotomíneos; Epidemiologia; Vetores e Aspectos ambientais.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Luísa Barbosa Quintão Cotta, Erika Monteiro Michalsky, Caroline Alonso, Nathália Cristina Lima Pereira, Fabiana Oliveira Lara e Silva, Leticia Cavalari Pinheiro, Edelberto Santos Dias