Dados do Trabalho
Título
Coberturas Vacinais em Campinas: comparação entre registros do Programa Nacional de Imunização e do Inquérito de Cobertura Vacinal em crianças até 24 meses
Introdução
No Brasil, as vacinas contra tuberculose, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae B, Hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola, varicela, rotavírus, meningococo sorogrupo C e pneumococos são indicadas para aplicação nos primeiros dois anos de vida e distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) ter grande importância no cadastramento de todas as vacinações no país, ainda possui limitações. Inquéritos de cobertura vacinal podem contribuir com estimativas mais realistas das coberturas vacinais (CV), particularmente nos dois primeiros anos de vida.
Objetivo (s)
Analisar diferenças entre os registros no SI-PNI e de Inquérito de cobertura vacinal nos dois primeiros anos de vida em Campinas, SP.
Material e Métodos
As CV de cada vacina do calendário proposto pelo Ministério da Saúde registradas no SI-PNI foram comparadas com as obtidas em inquérito domiciliar de base populacional e de coorte de crianças nascidas em 2017 e 2018 em Campinas aos 12 e 24 meses (n=1808) amostradas entre nascidos vivos. As entrevistas domiciliares e fotografias das cadernetas de vacinação foram analisadas.
Resultados e Conclusão
Resultados: No primeiro ano de vida, as coberturas no Inquérito apresentam-se maiores do que no SI-PNI, com exceção da vacina contra Rotavírus (91,28% no SI-PNI e 85,76% no Inquérito), da Pneumocócica (94,29% no SI-PNI e 85,51% no Inquérito) e da BCG (95,48% no SI-PNI e 85,76% no Inquérito). Todas elas, com exceção da BCG, estão abaixo da cobertura preconizada pelo PNI (95%). No segundo ano de vida, as CVs de todas as vacinas nos dois registros encontram-se abaixo do preconizado pelo PNI (menores de 90%), particularmente baixos com os dados obtidos pelo SI-PNI. Conclusões: Há discrepâncias entre os dados das CV no SI-PNI e os dados obtidos no Inquérito realizado no município de Campinas. Há consistência nos registros de baixas coberturas principalmente no segundo ano de vida, exigindo estratégias específicas. Problemas no registro de doses administradas nos serviços públicos e privados precisam ser revistos.
Palavras Chave
Programa Nacional de Imunizações; Inquérito de Cobertura Vacinal; crianças até 24 meses; Calendário vacinal; Vacinas primeiro ano de vida.
Área
Eixo 15 | Vacinas e imunizações
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Vitória Picolotti Elias, Letícia Bezerra Faria, Betânia Nepomuceno de Paula, Paula Alves Alcalá, Ana Paula França, José Cássio de Moraes, Maria Rita Donalisio