Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EM PARENTES DE 1 GRAU COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA

Objetivos(s)

O objetivo deste relato é comparar as manifestações clínicas de duas irmãs com doença de Chagas, ressaltando tanto as semelhanças quanto as diferenças nos sintomas, nos resultados dos exames e nas implicações clínicas. 

Relato do Caso

Foram revisados os registros de exames de imagem, clínicos, radiológicos e sorológicos das pacientes para avaliar a extensão das manifestações cardíacas e digestivas da doença de Chagas. As informações foram coletadas de prontuários médicos, considerando o histórico clínico e os resultados dos exames ao longo do tempo. A análise comparativa incluiu aspectos como sintomas apresentados, resultados de exames cardíacos (como ecocardiograma), e avaliação de órgãos afetados pelo processo digestivo (esôfago, estômago, duodeno e cólon). Os casos analisados revelam a progressão da doença de Chagas em ambas pacientes. O caso 1, Z.M.P, de 60 anos e diagnosticada há 15 anos, apresenta uma forma mais grave da doença, com uso de Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI) devido a complicações. Já o caso 2, M.V.J.S, de 65 anos e diagnosticada há 8 anos, mostra uma forma mais branda sem complicações significativas. Ambas apresentaram sintomas como disfagia, regurgitação, constipação crônica, perda de apetite, fadiga, dispneia, edema, tontura, inchaço abdominal e fraqueza muscular, sendo que Z.M.P também teve palpitações e dor no peito. O ecocardiograma evidenciou um comprometimento cardíaco mais acentuado no caso 1, com dilatação das câmaras, hipocinesia ventricular, disfunção diastólica e hipertensão pulmonar, enquanto o caso 2 mostrou um comprometimento menor, com disfunção diastólica e regurgitação valvar discreta. Os relatórios radiológicos indicaram a presença de megaesôfago, acalasia e megacólon em Z.M.P, enquanto M.V.J.S não apresentou esses achados, mas apresentou divertículos colônicos. Essas diferenças refletem a variação na evolução e no impacto da doença de Chagas em diferentes pacientes, mesmo considerando o contexto familiar e geográfico semelhantes. 

Conclusão

A análise dos casos mostra que, apesar de serem irmãs e compartilharem o mesmo contexto familiar, local, socioeconômico e cultural, as pacientes apresentam evoluções diferentes da doença de Chagas. Isso ressalta a influência do organismo do hospedeiro na resposta ao patógeno e na progressão da doença.

Área

Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

mylena magalhães massariol, vitória karoline magalhães borges, ana paula machado cunha