Dados do Trabalho


Título

ESTUDO IN SÍLICO DA ATIVIDADE DO CAFEATO DE ISOPENTILA FRENTE A GP63 VISANDO TRATAMENTO DE LEISHMANIOSE

Introdução

A leishmaniose é uma doença considerada negligenciada, apesar de estar entre as seis doenças parasitárias de maior ocorrência no mundo, sendo um grave problema de saúde pública a nível mundial. Esse fato repercute nos poucos avanços alcançados para seu tratamento de modo que os fármacos utilizados ainda estão associados a baixos índices terapêuticos e efeitos colaterais significativos. 

Objetivo (s)

Nesse sentido, considerando o potencial do cafeato de isopentila (ICaf) na ação anti-leishmania o presente estudo objetivou investigar as características do ICaf para análise de um possível fármaco e sua capacidade frente a inibição da expressão da enzima gp63, enzima fundamental para a sobrevivência da Leishmania, através de estudos in silico. 

Material e Métodos

Para isso, a fim de entender a relação estrutura atividade, foi aplicado a estrutura química do ICaf no programa SwissADME para obter informações de características farmacocinéticas, de biodisponibilidade e de druglikeness através do docking molecular do ICaf e da gp63 para a análise dos pontos de ancoramento e as interações enzima-substrato.

Resultados e Conclusão

Dessa forma, os resultados do experimento in silico mostraram que o ICaf possui os pré-requisitos necessários para ser considerado como um candidato a fármaco. A molécula apresenta características farmacológicas de biodisponibilidade por meio da avaliação dos seis requisitos principais (solubilidade, lipofilicidade, polaridade, tamanho da molécula, flexibilidade e saturação). A dockagem molecular demonstrou uma pontuação de -5,5 kcal.mol-1 para o ICaf, esse resultado demonstra um acoplamento realizado de forma espontânea. Além disso, foi possível predizer interações intermoleculares do substrato com a enzima por meio de ligações de hidrogênio, interações hidrofóbicas, com centro metálico de zinco e forças de Van der Waals com a gp63. Os dados coletados neste trabalho destacam que a molécula proposta de ICaf apresenta resultados promissores frente a inibição da gp63, com boa biodisponibilidade e absorção sistêmica da molécula.

Palavras Chave

Complexo enzima-substrato; Atividade leishmanicida; Molécula bioativa

Área

Eixo 02 | 3.Tecnologia e Inovação em saúde - Outras

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Pedro Ellison Santos Nascimento, Wanessa Jeane de Santana Mota, Simone Santiago Carvalho de Oliveira, Damião Souza, Matheus Pereira, Juliana Cordeiro, Eliana Barbosa Souto, Sona Jain, André Luis Souza Santos, Patrícia Severino