Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO EFEITO LARVICIDA E ADULTICIDA DA MOLÉCULA PHTHALIMIDE,N-(P-TOLYLSULFONYL) EM Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE)

Introdução

Atualmente pesquisas vêm sendo realizadas para busca dos chamados inseticidas de nova geração, moléculas que interagem com alvos moleculares específicos, e.g., enzimas ligadas ao metabolismo da trealose e outros alvos ligados a funções essenciais dos insetos, cuja a inibição ou alteração de sua função pode causar a morte ou outras alterações na biologia do inseto. Em estudo prévio in silico, identificamos que a molécula Phthalimide,N-(p-tolylsulfonyl) apresentou melhor energia de ligação com o alvo Trealose 6-fostato fosfatase de Ae. aegypti (AaeTPP),

Objetivo (s)

assim o objetivo deste trabalho foi avaliar potencial larvicida e adulticida dessa molécula em Ae. aegypti. 

Material e Métodos

A solução estoque da molécula foi preparada utilizando dimetilsulfóxido (DMSO) como diluente e foram testadas as concentrações de 100, 50, 25, 10 e 5ppm. Os testes larvicidas foram realizados em placa de Elisa de 24 poços em triplicata com 5 larvas (L1) com volume final de 1ml. Os testes adulticidas foram realizados em gaiolas teladas em triplicata com 10 fêmeas pipetando-se gotículas sobre a tela. A mortalidade de larvas e adultos foi anotada nos intervalos de 24-96 horas.

Resultados e Conclusão

As concentrações entre 10 e 100 ppm mataram entre 38% e 52% após 24 h de exposição, chegando a 92% em 100 ppm após 72 h. Em geral, observamos um aumento crescente da mortalidade larval entre 24 e 96 h (40% a 66% respectivamente). As Concentrações Letais (CL) estimadas para matar 50%, embora tendam a diminuir ao longo do tempo de observação, não diferiram entre si. Já as CLs90 foram 7 vezes maiores em relação a CL50 em 24 h, chegando a 11 vezes após 48 h. No ingurgitamento das fêmeas não observamos diferenças significativas entre as concentrações testadas e o controle. O número de mosquitos ingurgitados variou de 6,5 (100 ppm) a 8 (50 ppm). Embora, tenhamos observado um pequeno aumento na mortalidade dos adultos ao longo do tempo de observação de 0.074 (24 h) para 0,17 (96 h), não houve diferenças na mortalidade dos adultos que ingeriram e o controle. O aumento da concentração e do tempo de exposição das larvas de Ae. aegypti a Phthalimide,N-(p-tolylsulfonyl) apresentou potencial larvicida, porém o mesmo não foi observado para os adultos.

Palavras Chave

Alvo molecular; Arboviroses; dengue; inseticidas; trealose.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Raquel Jemima Viana Lima, Fernando Berton Zanchi, Railton Marques de Souza Guimarães, Alexandre de Almeida e Silva