Dados do Trabalho
Título
Uso da plataforma ViconSaga como ferramenta de registro, georreferenciamento e criação de mapas em tempo real para projetos estratégicos em vigilância epidemiológica de saúde ambiental
Introdução
O Laboratório de Esquistossomose e Zoonoses tem como missão o monitoramento e vigilância em saúde ambiental com foco na transmissão de esquistossomose e leishmaniose, através da avaliação socioambiental e epidemiológica. Dentre as muitas estratégias para estas ações nos munícipios a partir de termos de cooperação celebrados, estão o levantamento dos registros referentes aos pontos de notificação de ocorrência dos casos e a elaboração de mapas.
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de monitoramento em tempo real através da utilização da plataforma de Vigilância e Controle (ViconSaga) como ferramenta para elaboração de mapas, georreferenciamento e contribuir para ações de orientação em vigilância epidemiológica e socioambientais adotadas de forma estratégica e direcionadas pelas secretárias de saúde.
Material e Métodos
O trabalho foi realizado utilizando a plataforma ViconSaga em viagens de campo; os dados foram retirados das fichas de notificação e formulários de epizootias em conjunto com ações de capacitação, investigação, identificação de flebotomíneos e animais reservatórios. Resultados: A plataforma foi eficaz no registro dos dados, georreferenciamento, criação de mapas e criação de arquivos para exportação. Foram criados mapas a partir dos dados inseridos para demonstrar como os pontos estão distribuídos espacialmente, verificar as áreas de maior concentração e comparar os dados obtidos com as informações disponíveis. A plataforma permitiu a geração de mapas simples e mapas de Kernel para identificação dos registros, mostrando a intensidade de uma notificação através de cores em duas ou mais dimensões, sendo capazes de demonstrar visualmente as áreas de maior concentração dos focos de risco ou de casos positivos criando oportunidades de alerta e prevenção em áreas vizinhas onde a doença ainda não ocorreu ou não seja considerada endêmica.
Resultados e Conclusão
O uso de plataformas de notificação e georreferenciamento mostrou-se eficaz como ferramenta auxiliar na vigilância epidemiológica, de fácil utilização pelos usuários, baixo custo de uso e manutenção, podendo ser de grande valia para o trabalho de campo e facilitar a consolidação de resultados e geração de mapas e dados que permitam analisar a evolução da doença e contribuam para sua prevenção.
Palavras Chave
Georreferenciamento; Plataforma ViconSaga; Vigilância Epidemiológica
Área
Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose
Prêmio Jovem Pesquisador
3.Concorrer na categoria - Doutorado
Autores
Maria de Fatima Dinz Baptista, Denise Alves Lima, Carlos Eduardo Silva Verona, Jéssika Caroline Ferreira, Adriana Monteiro Brandão, Milena Borges Conti, Valdir Almeida Costa, José Adilson Lourenço, Paulo Abilio Lisboa