Dados do Trabalho


Título

Ação da β-lapachona incorporada em PluronicsⓇ P123 sobre macrófagos J774A.1 e formas amastigotas de Leishmania (L) amazonensis

Introdução

A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma doença infecciosa que afeta a pele e mucosas. No Brasil uma das principais espécies responsáveis pela LT é a Leishmania (Leishmania) amazonensis (LLa). As células do sistema fagocítico mononuclear são os locais de sobrevivência e replicação do microrganismo, portanto a eliminação do parasito pelos macrófagos é crítica para a resistência do hospedeiro frente à progressão da doença. Os tratamentos disponíveis são tóxicos e nem sempre apresentam ação leishmanicida efetiva. Estudos com terapias alternativas são cada vez mais necessários e promissores. Pesquisas realizadas por nosso grupo mostram bons resultados de um composto denominado β-lapachona, sintetizado por meio do tratamento ácido do Lapachol, extraído da casca do ipê roxo (Tabebuia avellanedae). A associação com sistemas de entrega como o PluronicsⓇ de P123 auxilia a potencializar o efeito terapêutico do composto, visto que promove maior biodisponibilidade e consequentemente melhora a especificidade da droga para o alvo.

Objetivo (s)

Avaliar a atividade citotóxica da β-lapachona incorporada ao PluronicsⓇ P123 sobre macrófagos J774A.1 e a atividade leishmanicida sobre formas amastigotas de LLa.

Material e Métodos

Foram realizados ensaios in vitro de citotoxicidade (50 a 0,1 µg/mL) em macrófagos J774A.1, atividade anti-Leishmania sobre formas amastigotas de LLa (4; 0,8; e 0,16 µg/mL respectivamente), e dosagem de óxido nítrico no sobrenadante dos ensaios de amastigotas. A β-lapachona incorporada em PluronicsⓇ de P123 foi fornecida pelo laboratório de química da UEM.

Resultados e Conclusão

A concentração citotóxica (CC50) foi igual a 0,16 µg/mL em macrófagos. A atividade sob formas amastigotas mostrou que o composto apresenta ação anti-amastigota, e na dose 0,16 µg/mL o índice de infecção foi de 14%. A ação anti-Leishmania da β-lapachona incorporada em PluronicsⓇ de P123 não altera a produção óxido nítrico. Concluímos que a β-lapachona incorporada em PluronicsⓇ P123 apresenta um potencial terapêutico na LT, e as possibilidades de uso precisam ser melhores elucidadas.

Palavras Chave

Cultura celular; leishmaniose; Macrófagos; Plurônico

Área

Eixo 06 | 2.Protozooses humanas e veterinárias - Leishmaniose

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Maria Julia Schiavon Gonçalves, Larissa Ferreira de Oliveira, Áquila Carolina Fernandes Herculano Ramos Milaré, Daniele Stefanie Sara Lopes Lera-Nonose, Jorge Juarez Vieira Teixeira, Maria Valdrinez Campana Lonardoni