Dados do Trabalho
Título
Atividade noturna e dispersão florestal-urbana de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) de um parque de ecoturismo na Amazônia brasileira
Introdução
Os flebotomíneos são insetos de notória importância na saúde pública, principalmente devido ao seu envolvimento na transmissão do protozoário Leishmania. Sua atividade de voo ocorre predominantemente no período crepuscular/noturno, sendo estimulada principalmente pela necessidade de busca por alimento e reprodução. Apesar de serem naturalmente silvestres, algumas espécies conseguem invadir ambientes antropizados.
Objetivo (s)
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade noturna e a dispersão florestal-urbana de flebotomíneos de um parque ecoturístico em Belém, estado do Pará, na Amazônia brasileira.
Material e Métodos
A amostragem foi realizada com armadilhas luminosas de operação noturna, das 18:00 às 06:00. A atividade noturna foi avaliada por meio de capturas em tempo determinado com um rotador de garrafas coletoras no ambiente florestal. A dispersão foi avaliada por meio de capturas realizadas ao longo do transecto, partindo da borda da floresta considerada o marco de 0 m, estendendo-se até o ambiente urbano com armadilhas instaladas a uma distância de 50 m uma da outra, considerando assim os marcos de 50, 100, 150 e 200 m. A determinação taxonômica foi feita pela morfologia dos flebotomíneos adultos. Abundância, riqueza, diversidade e suficiência amostral foram estimados.
Resultados e Conclusão
Foram capturados 2.665 flebotomíneos, pertencentes a 14 espécies, sendo Nyssomyia antunesi, Trichophoromyia brachipyga e Trichophoromyia ubiquitalis as mais abundantes. Pico de atividade noturna de Ny. antunesi ocorreu entre 00:00 e 02:00 enquanto os de Th. brachipyga e Th. ubiquitalis ocorreu entre 02:00-04:00 e 04:00-06:00. No ambiente urbano, o local de 150 m apresentou maior abundância. Bichromomyia flaviscutellata foi amostrada em todos os locais. Fêmeas grávidas de Pressatia choti e Bi. flaviscutellata foram amostrados em ambiente urbano. Um padrão diferencial de atividade noturna foi relatado entre Ny. antunesi e Trichophoromyia spp. A presença de Bi. flaviscutellata, Ny. antunesi e Trichophoromyia spp. no ambiente urbano sugere um suposto comportamento sinantrópico dessas espécies. Fêmeas grávidas encontradas em ambiente urbano sugerem busca por locais de oviposição. Os flebotomíneos avaliados merecem atenção devido ao seu potencial envolvimento na transmissão de agentes da leishmaniose cutânea.
Palavras Chave
Flebotomíneos; Atividade noturna; Voo; Urbano; Dispersão; Amazônia.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Danielly Mota Neves, Yetsenia del Valle Sánchez Uzcátegui, Thais Gouvea de Morais , Fábio Márcio Medeiros da Silva Freire , Maria Sueli Barros Pinheiro, Luciene Aranha da Silva Santos, Edna de Freitas Leão, Fernando Tobias Silveira, Thiago Vasconcelos dos Santos